Cultura | 21-09-2026 15:00

Festival Internacional de Acordeão do Cartaxo homenageia Eugénia Lima

Festival Internacional de Acordeão do Cartaxo homenageia Eugénia Lima

O Cartaxo vai voltar a receber o Festival Internacional de Acordeão do Cartaxo a 3 de Outubro, numa edição dedicada à vida e obra de Eugénia Lima. Estão previstos concertos, conferência e actuações de alunos e músicos convidados de Portugal, França e Espanha.

Já está em preparação mais uma edição do Festival Internacional de Acordeão do Cartaxo, que este ano presta homenagem a Eugénia Lima, uma das maiores figuras da história do acordeão em Portugal, falecida em 2014 e eternizada como “a senhora que tinha o coração na ponta dos dedos”. O festival realiza-se a 3 de Outubro, a partir das 21h00, no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo.

A edição deste ano foi construída em torno da memória da histórica acordeonista portuguesa, madrinha da Escola de Acordeão da Sociedade Filarmónica Cartaxense, onde Andreia Sofia, mentora do projecto " Andreia Sofia Escolas de Acordeão", aprendeu e é hoje professora. A escolha dos artistas convidados foi pensada a partir da ligação que mantiveram com Eugénia Lima, reunindo oito acordeonistas de Portugal, França e Espanha.

Entre os músicos está o francês Eric Bouvelle, campeão do mundo de acordeão, que se apresentará a solo e em duo com Sandra Bouvelle. De Espanha chega David Duarte, natural de La Codosera, que dará a conhecer as possibilidades expressivas do acordeão de teclado de piano. Também em destaque estará Tino Costa, acordeonista algarvio de 83 anos com mais de cinco décadas de carreira, cuja presença pretende sublinhar a continuidade da música para acordeão.

O cartaz inclui ainda Nelson Conceição e o filho, Tiago Conceição, que levarão ao Cartaxo os tradicionais corridinhos algarvios, e Maria Adélia Botelho, acordeonista alentejana que já actuou no festival e tem conquistado a estima do público. Participa ainda António Charrinho, assim como Andreia Sofia, acompanhada pela Big Band do Cartaxo, constituída por músicos do concelho e região.

Um dia inteiro dedicado ao acordeão

Ao longo dia vai haver outras iniciativas. Logo durante a manhã, decorrem actuações dos alunos da escola de acordeão nas galerias do Intermarché do Cartaxo e em diferentes ruas da cidade. A iniciativa já é habitual e associa-se às comemorações do Dia Mundial da Música, assinalado a 1 de Outubro. Durante a tarde, às 16h30, o Auditório da Quinta das Pratas recebe a Conferência Eugénia Lima, com participação dos alunos da escola de acordeão e orientação de Nelson Conceição, músico e investigador e um dos autores do "Estudo sobre a Obra de Eugénia Lima". A sessão, de entrada livre, combina conversa e música, dando a conhecer melhor a vida, obra e legado da acordeonista.

Às 18h00 abre o serviço de bar e as portas do Pavilhão Municipal de Exposições, onde o programa prossegue com actuação dos alunos da "Andreia Sofia Escolas de Acordeão" e da artista Lena Conde Ferreira. O espectáculo principal começa às 21h00 e reúne os músicos convidados numa noite dedicada ao acordeão e à memória de Eugénia Lima, podendo os lugares sentados ser reservados através do número 914 031 904.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias