Cultura | 15-10-2026 11:15

Bienal de Coruche leva cinema, fotografia, música e oficinas a vários espaços do concelho

Bienal de Coruche leva cinema, fotografia, música e oficinas a vários espaços do concelho

Documentário, exposição sobre o Tejo, experiências artísticas, gastronomia e uma conversa com alunos do 9.º ano integram a programação prevista entre 16 e 19 de Outubro.

A Bienal de Coruche - Percursos com Arte prossegue entre quinta-feira, 16 de Outubro, e domingo, 19, com iniciativas que cruzam diferentes formas de criação artística e propõem novos olhares sobre o território. Cinema, fotografia, música, património, experimentação artística e gastronomia fazem parte do programa.
A programação arranca na quinta-feira, 16 de Outubro, às 21h30, no Auditório Municipal, instalado no Pavilhão Desportivo, com a exibição do documentário ¿De qué casa eres? / Where Do You Call Home?, realizado por Ana Pérez-Quiroga. Antes do filme realiza-se uma performance e, no final, está prevista uma conversa com a realizadora.
Na sexta-feira, 17, o programa começa às 11h00, no Parque do Sorraia, com a inauguração da exposição itinerante Nós do Tejo - Dos Caçadores Recolectores ao Mundo Romano. Às 15h00, Celestino Pavão orienta o workshop de cianotipia Quando o Sol Pinta de Azul.
O Rio Sorraia estará em destaque a partir das 17h30, através da experiência de fotografia participativa Como vês o Rio Sorraia?, promovida pela 4Change em parceria com o projecto TRAP - Libertando os Nossos Rios de Plásticos. A iniciativa procura estimular diferentes perspectivas sobre o rio. O programa desse dia termina às 21h30 com o concerto Triangulações, pela Sociedade de Instrução Coruchense.
No sábado, 18 de Outubro, Mónica Gonçalves orienta, às 15h30, o workshop Do Chão ao Papel, dedicado à experimentação artística e dirigido a participantes até aos 12 anos. Às 17h00, o chefe Ricardo Sousa apresenta o showcooking Cozinha de Conexão, numa proposta que aproxima criatividade e gastronomia.
A programação deste ciclo encerra na segunda-feira, 19 de Outubro, às 10h00, na Escola Secundária de Coruche, com a conversa A Arte para além da Profissão. Frederico Ferreira, Maria Inês Costa e Mauro Pereira participam na sessão, destinada aos alunos do 9.º ano de escolaridade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias