Historiadores reunidos em Torres Novas para debater património e memórias do Ribatejo
O património ferroviário do Entroncamento, a arquitetura religiosa de Torres Novas e a toponímia de Santarém estiveram entre os temas debatidos no Encontro de Historiadores do Ribatejo, que reuniu investigadores e especialistas na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
Torres Novas recebeu, a 17 de outubro, o Encontro de Historiadores do Ribatejo 2026, promovido pelo Fórum Ribatejo e pelo município. A iniciativa juntou historiadores, investigadores e especialistas para debater a história, a cultura e o património da região.
O programa incluiu comunicações sobre o património ferroviário do Entroncamento, a toponímia de Santarém, as construções em terra no Ribatejo e as transformações da arquitetura gótica religiosa em Torres Novas, entre os séculos XVI e XVII. Foram ainda abordadas as relações entre o Brasil e o Ribatejo no final do século XIX.
O encontro contou também com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, de Alcanede e Pernes, que apresentaram um projeto dedicado aos 300 anos da obra «Notícia Histórica de Alcanede», de Simão Froes de Lemos.
Durante a tarde foi apresentado o livro Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo, seguindo-se visitas ao Museu Municipal Carlos Reis – Casa Mogo, à Central do Caldeirão e ao núcleo de arqueologia da Cerca da Vila.
A iniciativa permitiu ainda destacar o Centro de Documentação do Ribatejo, sediado na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, que reúne um importante acervo bibliográfico dedicado à história e cultura da região.


