Cultura | 28-07-2022 14:59

17ª Bienal de Fotografia em VFX promete ser a melhor de sempre

A 17ª edição da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, o evento de fotografia mais antigo do país, que decorre de 12 de Novembro a 15 de Janeiro de 2023, vai ter exposições, debates, workshops, entre outras actividades.

A 17ª Bienal de Fotografia 2022 promete trazer centenas de amantes da arte ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, para observar exposições e participar em debates, workshops, entre outras actividades. O evento de fotografia mais antigo do país realiza-se entre 12 de Novembro e 15 de Janeiro de 2023. A apresentação do evento decorreu no Museu do Neo-Realismo, onde foram apresentados o programa curatorial e as candidaturas seleccionadas para a vertente de premiação nas categorias “Bienal”, “Concelho” e “Tauromaquia”.
“Enquanto presidente da autarquia desejo que esta edição possa valorizar o trabalho e a participação dos artistas concorrentes e que possa servir de incentivo a novos concorrentes para o ano seguinte”, afirmou Fernando Paulo Ferreira, presidente do município, durante o discurso de apresentação.
O programa desta edição tem como responsável a curadora e artista Ana Rito e conta com a participação de artistas nacionais e internacionais, que vão integrar duas exposições a exibir na Fábrica das Palavras e no Museu Municipal. Intituladas “Não olhamos duas vezes a mesma imagem” e “Diante-Dentro”, as duas exposições abordam as relações entre a fotografia e a literatura, a escultura, o desenho, o cinema ou a vídeo-arte. Dentro do programa vão ser integrados seminários sobre imagem, visitas temáticas, workshops, ciclos de filmes e ainda actividades dedicadas às escolas.
Na vertente de premiação, os trabalhos seleccionados foram apresentados pela representante do Conselho de Curadores, Sofia Nunes, que salientou o número elevado de candidaturas submetidas, cerca de 68, embora apenas 11 tenham sido aceites. Os trabalhos escolhidos foram avaliados em dois critérios, a competência técnica e o interesse artístico das propostas apresentadas. Para David Santos, director do departamento de Cultura da câmara municipal, o programa desta edição “é muito apelativo para quem gosta de fotografia e é uma boa desculpa para as pessoas virem a Vila Franca visitar as exposições, participar nos debates e nos workshops”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo