Cultura | 05-10-2022 06:59

Ensaio sobre a Igreja de Santa Maria apresentado em Torres Novas

O livro “A Igreja de Santa Maria. Um ensaio para a recuperação da memória”, da autoria de Paulo Renato Gregório, foi apresentado no último fim-de-semana em Torres Novas

O livro “A Igreja de Santa Maria. Um ensaio para a recuperação da memória”, da autoria de Paulo Renato Gregório, foi apresentado no último fim-de-semana em Torres Novas, inserido no âmbito das Jornadas do Património. Este é “um ensaio para a recuperação de uma memória, não só da igreja mas também de Torres Novas”, referiu o autor no Museu Municipal Carlos Reis, acrescentando: “Uma sociedade sem memória é uma sociedade condenada. Temos de olhar para o nosso património e perceber que ele não é nosso. Somos apenas os seus guardiões para as gerações que vêm a seguir.”
Ana Marques, do Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial do Município (GEPE), salientou que a nova publicação de Paulo Renato Gregório, autor de vários artigos na revista Nova Augusta, e com um livro já publicado sobre a Igreja da Misericórdia, resultado do seu trabalho de mestrado em História de Arte, cumpre plenamente a vocação do GEPE: “publicar obras de relevo sobre o património material e imaterial do concelho.”
A apresentação da edição foi feita por Carlos Caetano, investigador e historiador de arte, que destacou que, apesar de ter sido demolida em 1972, conseguiu-se salvar o património principal da Igreja de Santa Maria, ao contrário do que aconteceu em muitas outras um pouco por todo o país. “O que o autor faz neste livro é resgatar o edifício perdido e trazê-lo à nossa presença. Permite reconstituir, restaurar o que foi esta igreja, na sua morfologia, no seu plano litúrgico, com tudo o que aqui está tratado e documentado”, destacou.
Encerrando a apresentação, a vereadora responsável pela cultura, Elvira Sequeira, referiu que “perpetuar a memória é também a função” do Museu Carlos Reis e agradeceu a todos os autores torrejanos que, como Paulo Renato Gregório, contribuem para esse objectivo. “A Igreja de Santa Maria. Um ensaio para a recuperação da memória” custa 5 euros e pode ser adquirido no Museu Municipal Carlos Reis, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e nas livrarias torrejanas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo