Cultura | 01-07-2022 17:59

Animação no regresso das Noites no Largo do Pelourinho em Alverca

Noites no Largo do Pelourinho são já um marco nos verões da cidade de Alverca. fotoDR

O festival Noites no Largo do Pelourinho decorre até 5 de Agosto na rua depois de dois anos em que os sons de vários estilos, desde o jazz ao fado, estiveram arredados do largo. Na segunda noite de concertos o espaço acolheu três centenas de pessoas e o director artístico do Cegada, que promove o evento, espera que a presença de muito público seja uma constante.

As Noites no Largo do Pelourinho estão de regresso ao espaço onde sempre decorreram, em Alverca, excepto nos últimos dois anos devido à pandemia. Na sexta-feira, 24 de Junho, no segundo evento da iniciativa que vai decorrer até 5 de Agosto, os ritmos do samba animaram centenas de pessoas mostrando que o festival continua a marcar a animação e a cultura da cidade e que as pessoas estavam sedentas deste tipo de espectáculos.
Rui Dionísio, director artístico da Companhia Cegada, que promove o festival, realça a participação do público, sublinhando que isso mostra que “há coisas que a pandemia não nos tirou”. Em 2021, recorde-se, a organização foi obrigada a transferir a iniciativa para dentro de portas por causa da pandemia tendo sido imposta uma lotação reduzida. O dirigente descreve as Noites no Largo do Pelourinho como “uma festa da cultura, da arte, da música, mas também uma festa museológica”.
O director artístico da Cegada tem a expectativa de que as próximas sextas-feiras sejam de afluência de muito público, como no dia 24, em que estavam pelo menos três centenas de pessoas a assistir ao concerto do grupo Boca de Siri, criado em 2018 com base no samba tradicional. Os artistas, revela Rui Dionísio, também aderem muito bem aos convites para participarem devido à projecção que o festival atingiu e há muitos artistas a disponibilizarem-se para participarem. A vereadora da Cultura da Câmara de Vila Franca de Xira, Manuela Ralha, marcou presença no concerto sublinhando que “a cultura está vibrante e está na rua. É uma alegria conseguirmos estar aqui todos”.
O programa musical desta edição abrange vários estilos de música, como forma de agradar a diferentes gostos e idades. O cartaz conta com oito concertos de estilos musicais como o jazz, o samba, o fado, músicas cabo-verdianas e tango. O festival é uma oportunidade para ver músicos como Margarida Arcanjo, a orquestra Gerajazz, Maria Tango Quartet, Dany Silva, entre outros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo