Cultura | 04-02-2022 16:00

Bordados de Glória do Ribatejo inscritos como Património Cultural Imaterial

Bordados de Glória do Ribatejo inscritos como Património Cultural Imaterial

A Câmara de Salvaterra de Magos foi a proponente da candidatura, contando com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho.

Os bordados de Glória do Ribatejo foram inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo um anúncio publicado no dia 4 de Fevereiro em Diário da República. De acordo com o anúncio, a inscrição dos bordados da Glória do Ribatejo pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) destaca esta manifestação do património cultural imaterial “enquanto reflexo da […] comunidade”, bem como “os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu” na contemporaneidade.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos recorda que foi a proponente da candidatura apresentada à DGPC, contando com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a população de Glória do Ribatejo. O presidente do município, Hélder Esménio (PS), salienta a “enorme satisfação” para o município, atribuindo grande parte do sucesso da candidatura ao “mérito da tipicidade dos bordados” da comunidade da Glória do Ribatejo e ao envolvimento desta no projecto.

O dossiê da candidatura para classificação dos bordados típicos da povoação de Glória do Ribatejo a Património Cultural Imaterial Nacional foi entregue pela autarquia no dia 17 de Fevereiro de 2020, tendo o processo entrado em consulta pública em Outubro passado.

A candidatura destacava “a produção e uso dos bordados a ponto de cruz de Glória do Ribatejo […] presente no quotidiano da freguesia há várias gerações”, uma “arte popular” que resulta de um “saber-fazer transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres glorianas”, aplicado, nomeadamente, em peças de vestuário ou roupa de casa, entre outras.

“Não estamos a falar apenas da técnica e da tipicidade dos bordados glorianos, mas de todo o estudo que está associado a esta arte ancestral”, afirmava o município no apelo feito, na altura, ao envolvimento dos parceiros locais (associações, instituições particulares de solidariedade social, junta de freguesia e população da Glória do Ribatejo).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo