A vila da Chamusca recebeu mais uma edição do Encontro de Bicicletas Antigas, uma iniciativa organizada pela União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande. O encontro juntou cerca de duas centenas de pessoas que percorreram as ruas da vila e alguns dos seus pontos mais turísticos, como o Tapadão, o Porto das Mulheres e o Porto do Carvão.
O convívio iniciou-se na sede da união de freguesias, onde os participantes fizeram o “check-in” e tomaram o pequeno-almoço, que incluiu bifanas e vinho tinto. Mais tarde, voltaram a reunir-se para um almoço convívio junto à Ponte João Joaquim Isidro dos Reis, mais conhecida como Ponte da Chamusca. A iniciativa teve a participação de muitas crianças e jovens, que acompanharam os pais com bicicletas adequadas à idade.
A sexta edição da iniciativa, na manhã de 1 de Maio, trouxe para a vila pessoas vindas de vários pontos do distrito e do país, nomeadamente Estarreja, Caldas da Rainha, Pombal, Atalaia, Marinha Grande, Abrantes, São Pedro do Estoril, Ourém, Entroncamento, entre outras localidades.
O MIRANTE marcou presença na iniciativa para ouvir algumas histórias de pessoas que cuidam das suas “pasteleiras” com muito “amor e carinho”. É o caso de Armando Pedro, que participou na iniciativa com a sua primeira bicicleta, que tem mais de meio século. Chegou a esquecer-se que a tinha, mas há cerca de três anos decidiu recuperá-la, quando já só restava quadro e forqueta, e voltar a sentir o prazer de andar em algo que o faz recuar à infância e lhe traz muitas memórias felizes. Conta, com orgulho, que tem mais cinco bicicletas antigas em casa e que em breve também as vai restaurar. “É uma paixão que tenho. No fundo, sinto que estou a preservar as memórias do passado”, explica.
Jorge Rodrigues também vive a paixão das bicicletas antigas com muita intensidade. Na sua colecção tem mais de uma dezena de bicicletas e a mais recente aquisição, que está em processo de restauro, foi fabricada nos anos vinte do século passado tendo por isso cerca de 100 anos. Natural da Golegã, teve de percorrer cerca de oito quilómetros na bicicleta que pertenceu ao seu avô para estar às 9h00 em ponto no encontro. “Esta relíquia já fez mais quilómetros que alguns carros”, conta, em jeito de brincadeira, acrescentando que o seu avô era cobrador de quotas de várias associações e era obrigado a percorrer de bicicleta os concelhos da Golegã, Chamusca e Santarém. “Durante décadas foi nesta bicicleta que o meu avô se deslocava para ir receber dinheiro. Estas duas rodas têm muitas histórias para contar”, afirma, com um sorriso no rosto.
Leonor Robalo, uma das participantes mais novas no encontro, com 11 anos, escuta a conversa com o pai, Paulo Robalo, que afirma orgulhoso que tem uma filha que “ama as tradições da terra” e procura não faltar a uma iniciativa. De boina na cabeça e camisa aos quadrados, como manda a tradição do encontro, acompanha o pai desde a primeira edição.
Rui Martinho, presidente da união de freguesias, não escondeu a sua satisfação por ver que cada vez mais pessoas querem fazer parte de um evento que já é “uma referência no concelho da Chamusca” e que tem como objectivo mostrar o dinamismo das duas localidades. Não existem muitas iniciativas que tragam tantas pessoas de fora para o concelho. Temos muito potencial turístico que está a ser mal aproveitado, nomeadamente ligado à gastronomia, cultura, religião e à natureza. Temos de tudo um pouco e a nossa missão é aproveitar os recursos que existem para o bem-estar da população”, sublinha.
Últimas
Galeria de Fotos. Benavente recebe festival do Arroz Carolino das Lezíria Ribatejanas
Artesanato, gastronomia, área infantil são algumas das actividades o festival do Arroz Carolino e das Lezíria Ribatejanas tem para oferecer nos dias 20, 21 e 22 de Maio.
A fotografias foram tiradas na inauguração do evento que contou com muita animação, espectáculos de dança, fandango, música popular, entre outros.
Vídeo. Galeria de Fotos. Primeira feira de adopção de animais em Benavente foi um sucesso
A primeira feira de adopção de animais de Benavente resultou na adopção de cinco cães, das cerca de duas dezenas presentes na iniciativa. Município e voluntários de associações do concelho trabalham diariamente para retirar das ruas animais abandonados e dar-lhes condições de vida e a possibilidade de encontrarem uma nova família.
Utentes de Azambuja reclamam por médicos e melhor gestão das unidades de saúde
Movimento cívico diz que há apenas um terço dos médicos necessários em Azambuja e que a má gestão do centro de saúde tem contribuído para a falta de recursos humanos. O porta-voz Armando Martins levou as preocupações e um abaixo-assinado com 3.500 assinaturas à ministra da Saúde.
Brasil, o país dos ricos e dos miseráveis
O Brasil se especializou em produzir misérias de todos os tipos, por ser um país criado pelos ricos para eles mesmos usufruírem e ficarem ainda mais ricos (: ). Para compensar, para cada novo rico brota –magicamente- das ruas uma legião de miseráveis e esse processo desastroso só aumentou nos últimos quatro anos, período em que estamos vivendo o mais lamentável governo do período de redemocratização do país, após 21 anos de ditadura.
A Verdade
Não há maior cinismo e hipocrisia do que remeter para os tribunais a descoberta da verdade. A verdade judicial NUNCA é a VERDADE. A verdade judicial, na melhor das hipóteses, é a verdade possível, se bem que, na maioria dos casos, seja a verdade conveniente ou a verdade negociada. E isto não tem a ver nem com os juízes, nem com os procuradores, nem com as leis.
Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas está de regresso a Benavente
Benavente volta a afirmar-se como concelho embaixador do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas através da quarta edição do festival que começa na sexta-feira, 20 de Maio e vai até domingo. Este ano o evento acontece na zona ribeirinha de Benavente, num recinto mais arejado para que o convívio se faça em segurança.Para além da oferta…
Encontro de Comunicação Autárquica sexta e sábado em Tomar
Tomar vai receber, sexta-feira e sábado, o XXX Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica, iniciativa da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) em parceria com o município tomarense. O encontro, que vai decorrer no auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, abordará questões como “estratégias de comunicação municipal”, “comunicação pela linguagem corporal: o que se…
Cancro colorrectal é mortal e as pessoas têm de estar atentas
O cancro colorrectal é o segundo mais frequente na sociedade portuguesa. Só o cancro do pulmão é mais mortal. A elevada mortalidade está relacionada essencialmente com o facto de ser ainda pouco frequente a sua detecção numa fase inicial, porque as pessoas ou não estão despertas para a doença ou têm receio das colonoscopias.
Challenger NERSANT realiza-se dia 16 e 17 de Setembro
As empresas da região interessadas em participar no Challenger NERSANT, evento de desporto aventura que congrega a implementação de diversas estratégias de team building nas suas actividades, podem já reservar lugar para a sua equipa. Inicialmente calendarizado para Maio, o evento foi reagendado para os dias 16 e 17 de Setembro estando ainda em aberto…
“Somos gente de bem que não aguenta ver animais a sofrer”
Luísa Roque é uma das voluntárias da Associação dos Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira e uma das cuidadoras autorizadas pela câmara municipal a zelar por uma das colónias de gatos de rua na Quinta da Mina. Desmistifica a ideia de que os cuidadores só ligam a animais, diz não poder com a malvadez para com os animais e afirma que numa sociedade evoluída nunca existiriam animais de rua.