Cultura | 15-02-2022 18:00

Programação cultural de Santarém com vários palcos e muita prata da casa

Teatro Sá da Bandeira continua a ser o espaço de referência para espectáculos culturais em Santarém

Associações culturais do concelho vão ter uma participação activa na agenda de eventos do primeiro trimestre que se estende até 29 de Março. O Convento de São Francisco deixa de acolher espectáculos.

A programação cultural do concelho de Santarém para o primeiro trimestre do ano vai contar com uma forte participação do movimento associativo do concelho e vai dispersar-se por vários palcos, não só na cidade mas também por todo o concelho. O vereador da Cultura, Nuno Domingos, salientou a “consolidação da vocação” dos diferentes espaços culturais da cidade e anunciou o fim da utilização do Convento de S. Francisco como “sala de festas”.
A apresentação da programação foi feita por Nuno Domingos, no dia 3 de Fevereiro, num encontro no Teatro Sá da Bandeira que contou com a presença de responsáveis de grupos e associações envolvidas no projecto, como o Cineclube de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, o Centro Cultural Regional de Santarém, a Sociedade Recreativa Operária, o Conservatório de Música de Santarém e o Museu Diocesano de Santarém.
A programação vai contar com vários espectáculos de dança, música, cinema e teatro. Para além do trabalho conjunto com os agentes culturais do concelho, que já se verificava noutros projectos como o Verão In.Santarém, a programação cultural vai estender-se às seis vilas do concelho: Alcanede, Amiais de Baixo, Tremês, Pernes, Alcanhões e Vale de Santarém e ainda à freguesia de Abrã, que também se associou. Trata-se de um trabalho experimental que ao longo deste ano vai ter cinco ciclos de programação, o primeiro dos quais designado “Março – Mês do Teatro”, que vai levar a magia do teatro a essas localidades.
O Teatro Sá da Bandeira continua a ser o espaço de referência da programação e recebe já no dia 12 de Fevereiro um concerto de Luísa Sobral no âmbito do Festival Montepio “Às vezes o Amor”. O mês de Março é dedicado ao teatro, com destaque para a peça “O Punho”, da Escola de Mulheres, no dia 4 de Março, integrado nas comemorações do Centenário de Bernardo Santareno.
A sala de espectáculos municipal recebe ainda nestes dois meses a peça “Museu da Existência”, de Fernando Giestas e Rafaela Santos, com interpretação de Ricardo Vaz Trindade, nos dias 18 e 19 de Fevereiro, o espectáculo de dança “DEN.TRO”, de Maria Fonseca, no dia 26 de Fevereiro, e um concerto do músico Pedro Mafama, a 12 de Março.
O município apresentou ainda a programação para a Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, para a Sala de Leitura Bernardo Santareno e para a Casa do Brasil, que acolhe, a partir de 9 de Março, em permanência, no piso térreo, a exposição “Chão de Duas Pátrias” sobre o “lugar de Santarém no contexto da expansão ultramarina e da diáspora”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo