Cultura | 21-01-2022 10:00

Vive do desporto para conseguir ser reconhecido na música e viver como compositor

Vive do desporto para conseguir ser reconhecido na música e viver como compositor

Criado na aldeia Barrosa, concelho de Benavente, fez-se compositor na Escola Superior de Música de Lisboa. Manuel Moreira desdobrou-se em sonhos até perceber que compor não lhe dava estabilidade financeira.

Ter uma ideia, que nem sempre é musical. Escolher as notas, definir o ritmo, a intensidade, a acentuação e a indicação de carácter. Escrever a partitura sem um instrumento por perto. Porque a melodia soa automaticamente na mente de quem a compõe. “É como a escrita de uma palavra. Quando o fazemos já sabemos como ela soa e o impacto que vai ter se alguém a verbalizar”. Para Manuel Moreira, jovem compositor da Barrosa, concelho de Benavente, o processo de composição é uma busca incessante de se conseguir transmitir de forma sintetizada e o mais fielmente possível uma ideia, sempre acompanhada de um pedaço da sua identidade artística.

“Não é fácil”, admite, mas o mais difícil é um compositor conseguir com que a sua obra seja tocada ao vivo e chegue ao grande público. E alcançar esse patamar tem muito que se lhe diga.

Difícil também é um jovem compositor viver da sua arte. Manuel Moreira acredita numa aptidão natural para a música, como também acredita que para se vingar na indústria da música é preciso construir relações com as pessoas certas. “Fui tão ingénuo que cheguei a pensar que uma peça minha ia ser tocada e deixar toda a gente a falar sobre ela”, conta já depois de explicar que as barreiras que encontrou o levaram a procurar a estabilidade financeira na área do desporto, como técnico especialista em exercício físico.

“A música é e vai ser sempre a minha paixão, a minha identidade. Todos os dias penso em música e em conseguir estabilidade para no futuro me poder dedicar a compor”, garante.

Saiba mais na Edição Semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo