Desporto | 25-08-2019 18:00

Mariana Marques encontrou no lançamento do peso o melhor que quer para a vida

Mariana Marques encontrou no lançamento do peso o melhor que quer para a vida
ATLETISMO

Jovem de Tramagal é uma promessa numa disciplina pouco praticada do atletismo.

Com apenas 15 anos Mariana Marques já mede 1,79 metros de altura. A elevada estatura e o corpo robusto levaram a sua treinadora, Susana Estriga, que conhece Mariana desde criança, a convencê-la a experimentar lançamento do peso, uma das várias disciplinas do atletismo. A jovem do Tramagal, concelho de Abrantes, inscreveu-se no Desporto Escolar, onde fazia de tudo um pouco. “Houve uma altura em que percebi que a disciplina em que tinha mais capacidades e melhores resultados era no lançamento do peso e é o que me dá mais prazer praticar”, conta Mariana a O MIRANTE.

E a aposta deu frutos. Em Junho deste ano Mariana sagrou-se tricampeã nacional de lançamento do peso, no Campeonato Nacional de Iniciados de Desporto Escolar em representação da Escola Octávio Duarte Ferreira, de Tramagal, estabelecimento que frequenta. A jovem lançou o objecto de três quilos a 12 metros e 75 centímetros, tendo revalidado o título conquistado nos últimos dois anos. Além disso, também bateu o recorde regional em infantis.

Atleta do Sporting Clube de Abrantes, Mariana vai frequentar o 10º ano e o seu sonho é um dia ser atleta de alta competição. Sabe que é preciso trabalhar muito para o conseguir mas garante que não vai desistir da ideia. “Nem sempre tenho a mesma força mental para treinar e há dias que não me apetece. Nessas alturas tenho a minha treinadora, que é o meu principal suporte e que me ajuda a ultrapassar as minhas limitações psicológicas”, afirma.

Mariana Marques confessa que o desporto tem um peso muito importante na sua vida e que é um escape para libertar as suas energias. Treina quase todos os dias. Desde Abril que vive no Lar de Infância e Juventude Dr. Armando Moura Neves, mais conhecido por Patronato, em Abrantes, e garante que está mais empenhada e focada. “Desde que estou no Patronato que as minhas notas melhoraram e estou mais concentrada nos treinos. O melhor dos meus dias é quando venho treinar, porque canalizo todas as minhas energias para o treino. Tenho que aprender todos os dias um bocadinho mais para poder melhorar o meu desempenho desportivo”, diz, embora admita que o seu desempenho é melhor nos treinos do que nas provas.

A jovem atleta gostava de competir em campeonatos internacionais e no próximo ano vai ter essa possibilidade. “Vou treinar o máximo e dar o meu melhor para conseguir ser apurada”, garante.

Lançamento do peso é uma disciplina pouco procurada

Susana Estriga conheceu Mariana num café no Tramagal quando esta tinha oito anos. Quando soube a sua idade ficou espantada por ser tão alta. “Percebi que a Mariana tinha todas as potencialidades e as características físicas para ser uma boa lançadora de peso, por isso disse-lhe, na brincadeira, quando fores minha aluna vais treinar comigo. Quando chegou esse momento consegui convencê-la”, recorda.

A treinadora do Sporting de Abrantes, que é professora de Educação Física e foi atleta de alta competição, diz que Mariana é empenhada, esforçada e tem potencial para evoluir bastante. “Nós filmamos os treinos e as competições e ela vê os vídeos para analisar os seus erros e onde pode melhorar. Isso é muito importante na evolução de um atleta”, explica.

Susana Estriga explica que o lançamento do peso desperta a curiosidade de poucos jovens uma vez que não é muito falado sobretudo em Portugal. Susana refere que as lançadoras de peso normalmente são mulheres grandes e pesadas. Um dos focos de Mariana vai ser transformar a sua massa gorda em massa muscular para ganhar resistência física e melhorar a sua performance. Além do lançamento do peso, Mariana também pratica lançamento do disco. “São lançamentos diferentes que se complementam”, esclarece a técnica.

Há falta de treinadores de atletismo em Abrantes

Susana Estriga é licenciada em Educação Física pela Universidade do Porto e fez uma especialização em Atletismo. É professora de Educação Física há 23 anos, estando efectiva há vários anos no concelho de Abrantes. Aos 44 anos ainda participa em competições de atletismo, a sua grande paixão. Ao longo dos anos fez várias provas combinadas, corridas de fundo, velocidade, barreiras, salto em altura, lançamento de peso. Diz que essa experiência acaba por lhe dar uma sensibilidade diferente para puxar os atletas para as várias vertentes do atletismo.

Tem 16 atletas a treinar consigo e não tem mais por não haver disponibilidade de tempo. “Precisava de ter mais alguém em Abrantes a trabalhar comigo para podermos receber mais atletas a treinar e a competir mas não existem treinadores de atletismo no concelho”, lamenta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo