Desporto | 30-11-2019 12:30

Vila Franca de Xira distinguiu os melhores no desporto

Vila Franca de Xira distinguiu os melhores no desporto

Três jogadores do Benfica estão entre os melhores atletas do concelho. No Alhandra Sporting Clube está a Treinadora do Ano e a Melhor Equipa.

A Câmara de Vila Franca de Xira distinguiu os melhores atletas do concelho pelos resultados alcançados na última época desportiva. A Gala de Mérito Desportivo decorreu a 22 de Novembro e reconheceu o mérito de mais de três centenas de atletas de modalidades diferentes, que se destacaram em campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

O destaque da noite foi o Prémio Carreira, pela primeira vez atribuído pelo município a um massagista. João Júlio não esteve presente na gala por motivos de saúde e foi lembrado como um homem carismático que honra o concelho. Natural de Alhandra, o massagista passou pelo clube local e esteve 30 anos no Marítimo.

O prémio Revelação do Ano foi atribuído ao médio do Sport Lisboa e Benfica (SLB), Diogo Capitão, de 19 anos. Lembrando que joga no Benfica desde os cinco anos, o futebolista agradeceu publicamente à família pelo apoio.

A jogadora de futsal do SLB, Ana Catarina Pereira, foi considerada a Melhor Atleta Feminina do Ano. Natural de Vila Franca de Xira foi eleita, em 2018, a melhor guarda-redes do mundo de futsal pela Umbro Futsal Awards by Futsal Planet. Um prémio que assinalou os 15 anos de carreira da jovem, de 27 anos, que quer servir de exemplo a todos os atletas que lutam pelo reconhecimento nas suas modalidades. “Nunca desistam, acreditem, porque tudo é possível, basta trabalhar para isso”, referiu, depois de subir ao palco.

Rafa Silva, jogador de futebol do Benfica, natural do concelho, foi eleito o Melhor Atleta Masculino do Ano. Impossibilitado de comparecer por estar em estágio com a equipa, foi a sua avó, Rosa Ferreira, de 83 anos, a subir ao palco para receber a distinção.

Susana Ferreira, treinadora de natação adaptada do Alhandra SC, foi considerada a Treinadora do Ano. Do mesmo clube foram ainda distinguidos os campeões da Europa em estafeta mista júnior como Equipa do Ano.

Para além dos atletas, a cerimónia contou com a presença do presidente do município, Alberto Mesquita (PS) que se fez acompanhar pelo restante executivo municipal. O autarca sublinhou que esta gala espelha “os cada vez mais e melhores resultados que os atletas individualmente ou por equipas vêm alcançando nas mais diversas modalidades desportivas”. Dirigindo-se aos atletas, lembrou ainda que o mérito desportivo só é alcançado se estiver associado à saúde física e mental e ao fair-play em cada competição.

A Gala de Mérito Desportivo de Vila Franca de Xira realiza-se desde 2009 e tem como patronos os antigos atletas Pedro Alves, Carlos Manuel Lopes e Baptista Pereira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo