Desporto | 06-05-2020 16:07

União de Almeirim sobe ao Campeonato de Portugal em futebol

União de Almeirim sobe ao Campeonato de Portugal em futebol

Federação Portuguesa de Futebol muda de ideias e vai promover equipas dos distritais ao terceiro escalão do futebol nacional, que vai ser alargado.

Numa daquelas reviravoltas em que o futebol português é fértil, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu alargar o Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol nacional) na próxima época, para receber os clubes que lideravam os campeonatos distritais. Com essa decisão, o União de Almeirim foi promovido ao Campeonato de Portugal, uma medida justa, dado que liderava destacado a 1ª divisão distrital da Associação de Futebol de Santarém, com 10 pontos de avanço sobre o Fazendense a nove jornadas do fim.

Recorde-se que ainda no dia 29 de Abril a FPF tinha decidido, em reunião com as associações distritais e regionais, que os campeonatos distritais seriam todos cancelados, não havendo lugar a promoções ou despromoções.

No entanto, algumas associações distritais e regionais defendiam as promoções dos seus campeões distritais e, consequentemente, a alteração do modelo competitivo do terceiro escalão, sugerindo, por exemplo, a criação de um quarto escalão com menos equipas. Inicialmente essas propostas foram rejeitadas pela FPF, que esta quarta-feira, 6 de Maio, mudou de ideias e decidiu aceitá-las. Assim, em 2020/2021 o Campeonato de Portugal será alargado para oito séries de 12 equipas e na época seguinte será criada a III Liga, um escalão acima do Campeonato de Portugal a ser o quarto escalão do futebol nacional.

Em comunicado, a FPF dá conta da reestruturação do terceiro escalão do Campeonato de Portugal – abaixo das duas competições profissionais, I Liga e II Liga –, que, em 2020/21, vai contar com 96 equipas, mais 24 do que em 2019/20.

Este “alargamento” resulta da despromoção de duas equipas da II Liga, nomeadamente Cova da Piedade e Casa Pia, dos 70 emblemas que se mantiveram, uma vez que não houve descidas aos distritais, dos 20 promovidos das competições regionais e de quatro novas equipas B.

Os 96 clubes vão ser organizados em oito séries de 12 equipas, nas quais os campeões vão apurar-se para o acesso à II Liga, os quatro seguintes (do segundo ao quinto) para o acesso à III Liga e os últimos quatro (do nono ao 12.º) são despromovidos aos distritais.

As duas vagas para o segundo escalão vão ser disputadas em duas séries de quatro equipas, subindo o vencedor de cada uma delas. Já o acesso à III Liga prevê oito séries de quatro clubes, colocando os dois primeiros na nova competição.

O número de clubes a disputar as competições não profissionais, III Liga e Campeonato de Portugal, vai “reduzir-se até 76”, em 2023/24.

De acordo com a FPF, a III Liga vai ser disputada por 24 clubes em 2021/22 e 2022/23, sendo reduzida a 20 em 2023/24, enquanto o Campeonato de Portugal vai contar com 60 em 2021/22 e 56 em 2022/23 e 2023/24.

De acordo com a FPF, este “amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português” resultou “da reflexão dos últimos seis meses com as associações e demais sócios FPF”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo