Desporto | 09-06-2021 12:30

LX50 quer despertar jovens da Póvoa de Santa Iria para o andebol

LX50 quer despertar jovens da Póvoa de Santa Iria para o andebol
DESPORTO
Equipa está apostada em atrair jovens para o andebol na Póvoa de Santa Iria (foto DR)

Associação estava sediada em Lisboa e mudou-se para a Póvoa de Santa Iria, onde quer atrair os jovens para a prática do andebol construindo ao mesmo tempo as bases para a criação de uma escola de formação da modalidade.

A associação LX50, que se dedica à prática do andebol, instalou-se na Póvoa de Santa Iria e marcou a sua chegada no sábado, 29 de Maio, com um torneio de rua, destinado a crianças entre os 6 e os 16 anos, e um torneio de veteranos, no Pavilhão da Escola D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Quinta da Piedade.

Segundo o presidente da LX50, Paulo Paiva dos Santos, trazer a associação de Lisboa para a Póvoa de Santa Iria vai permitir transmitir a experiência dos mais velhos aos jovens, que vão ter agora uma escola de formação para aprenderem a jogar andebol e, quem sabe, fazer carreira na modalidade.

Na manhã do lançamento estiveram presentes cerca de 30 jovens entre os seis e os dezasseis anos, e muitos deles tiveram contacto com a modalidade pela primeira vez. “O evento superou as nossas expectativas”, revelou o presidente acrescentando que, se não fosse a pandemia, “talvez tivessem vindo mais jovens”, embora tivesse notado “que já há mais pais receptivos a trazer os filhos para estes eventos desportivos”.

Todos os sábados, a partir de agora, vão ser realizados torneios de andebol destinados aos jovens, de forma a atraí-los para a modalidade, que, segundo os responsáveis e atletas da LX50, não tem grande expressão na Póvoa de Santa Iria.

“Faz todo o sentido o andebol vir para uma área onde não é forte. Já vamos estar a ganhar se conseguirmos fazer com que a juventude se interesse mais pelo andebol”, conta a O MIRANTE Paulo Alberto, atleta da LX50 há dois anos e praticante da modalidade há 30 anos e que vê o andebol como um desporto onde se pode “criar uma segunda família”.

Paulo Alberto foi um dos atletas que participou no torneio de veteranos realizado nesse sábado, e que terminou com a vitória da LX50. Neste torneio estiveram presentes as equipas Esferaantástica e Boa Hora, de Lisboa, e do Atlético do Cacém, do concelho de Sintra.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo