Desporto | 24-02-2022 21:00

Na ginástica acrobática do AGISC a coragem e disciplina são chaves do sucesso

Na ginástica acrobática do AGISC a coragem e disciplina são chaves do sucesso

Para atingir a perfeição cada instante conta para as três dezenas de ginastas do Ateneu Gímnico de Samora Correia. O MIRANTE foi assistir a um treino onde a repetição, a coragem e a disciplina são o método para o sucesso.

Os treinos são diários, exigentes e suados. Durante 45 minutos trabalha-se os músculos do corpo ao nível da força, agilidade e flexibilidade, para depois se treinar durante hora e meia as figuras dinâmicas e de equilíbrio, a pares ou trios. Até ao dia da primeira competição da época, os treinos dos 30 ginastas de acrobática da classe de competição do Ateneu Gímnico de Samora Correia (AGISC) vão ser assim: repetição, disciplina, dor e superação.  

No rosto de cada um dos ginastas em treino percebe-se que a acrobática é muito mais do que a beleza do esquema coreográfico, dos fatos brilhantes e das técnicas bem executadas. “Se dói? Claro que dói. Para se ser bom [na flexibilidade e execução] é preciso treinar e sofrer durante meses para mostrar o que se vale numa prova que dura dois minutos”, atira o treinador da classe e ex-ginasta, Tiago Francisco, que iniciou o seu percurso na ginástica, aos cinco anos, no AGISC.  

Beatriz Fernandes começou na modalidade dois anos mais tarde. Hoje tem 19 anos e é praticante há 13. Tem a paixão, a disciplina e o sentido de responsabilidade na dose certa. É também uma das ginastas mais antigas em competição e faz por não falhar um único treino. “Tem que haver compromisso para não me prejudicar, nem às outras ginastas”. O melhor de tudo, diz, é que, “apesar de ser duro, o esforço de meses é recompensado quando é aplaudido em prova”. E isso, explica, vai além das medalhas que se conquistam.  

*Notícia desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo