Desporto | 02-03-2022 16:16

<strong>Alverquense tenta ser o primeiro português a cruzar o lago Inari na Lapónia</strong>

<strong>Alverquense tenta ser o primeiro português a cruzar o lago Inari na Lapónia</strong>

Fernando Ferreira e quatro amigos espanhóis vão cruzar o lago Inari na Lapónia finlandesa e viver durante sete dias com temperaturas que oscilam entre os -20 graus centígrados durante o dia e os -30 à noite.

O montanhista e professor alverquense Fernando Ferreira vai concretizar uma nova aventura entre os dias 7 e 16 de Março tentando tornar-se no primeiro português a cruzar  com sucesso, a pé, o gelado lago Inari na Lapónia finlandesa.

Fernando Ferreira, que já escalou mais de quatro dezenas de montanhas do mundo, vai viver durante sete dias com temperaturas constantes de -20 graus durante o dia e perto de -30 durante a noite. A travessia será totalmente a pé, com Fernando equipado de esquis e com um arnês puxando um trenó que levará a tenda, roupa e comida para acampar à medida que for percorrendo o lago. A aventura será feita na companhia de quatro amigos espanhóis.

“Vamos aterrar em Ivalo, um aeroporto completamente gelado e aí vamos procurar quem nos possa ir buscar quando acabarmos a travessia do lago, que tem perto de 100 quilómetros. Não há absolutamente nada nem ninguém para lá do lago”, conta a O MIRANTE. Fernando Ferreira espera ir publicando fotos da travessia e informações sobre o seu estado de saúde mas tudo dependerá de como a tecnologia vá resistir às baixas temperaturas.

“Na montanha as baterias resistem a temperaturas de -10 ou -15 graus mas tantos dias a -20 não sei. Tenho algum medo, é óbvio, quem disser que não tem está a brincar com o fogo. Mas a ideia é superar-me, vencer o medo e manter-me focado. Esta é a minha paixão”, explica. O professor diz que será preciso muita resiliência para completar a travessia, que será feita de norte para sul e o grupo vai terminar a jornada já perto do oceano ártico. 

“Com tanta coisa à nossa volta a acontecer precisamos de exemplos como este, que inspirem as pessoas a fazer e a dar o melhor de si e que mostrem o melhor que a vida tem e a comunhão com a natureza”, afirma.

Fernando Ferreira foi notícia recentemente por ter lançado um livro onde partilha os ensinamentos das montanhas que escalou (“Supera-te: Ensinamentos da Montanha para a tua vida”) e por ter alcançado em Novembro de 2021 o cume do Toubkal, considerado o tecto da cordilheira do Atlas, com uma altitude de 4.167 metros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo