Desporto | 04-03-2022 11:38

Presidente do Comité Olímpico Português concorda com exclusão de atletas russos e bielorrussos

Presidente do Comité Olímpico Português concorda com exclusão de atletas russos e bielorrussos

José Manuel Constantino foi eleito por O MIRANTE, Personalidade do Ano

José Manuel Constantino considera que o Comité Olímpico Internacional (COI) “não tinha outra saída” que não recomendar a exclusão de atletas russos e bielorrussos das competições internacionais, desejando “uma solução de paz” que evite outras medidas.

“Acho que não tinha outra saída. Há uma violação da Carta Olímpica, da trégua olímpica, há uma violação da soberania de um país [Ucrânia]. Portanto, não restava às autoridades desportivas outra solução que não fosse afastar os países que estão na origem destas violações”, sustentou o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), disse ontem aos jornalistas à margem da 25.ª Gala do Desporto.

O dirigente estimou que o “mundo não compreenderia que a posição do COI fosse distinta daquela que anunciou e que pediu às federações desportivas internacionais que acompanhassem”.

O Comité Olímpico Internacional (COI) recomendou na segunda-feira que federações desportivas e organizadores não convidem ou permitam a participação de atletas russos ou bielorrussos em quaisquer provas internacionais, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, uma recomendação prontamente seguida pela maioria das entidades federativas internacionais.

José Manuel Constantino, que falava aos jornalistas à margem da 25.ª Gala do Desporto, no Casino Estoril, disse esperar que “se encontre uma solução de paz entre as partes que estão em conflito e que esta situação possa ser reconfigurada no quadro de relações pacíficas e harmoniosas entre os diferentes países”, evitando um agravamento das medidas do COI relativamente à Rússia e à Bielorrússia, como uma eventual exclusão dos comités olímpicos daqueles países do organismo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo