Campeonato de ginástica acrobática na Póvoa de Santa Iria foi um sucesso
Sociedade Euterpe Alhandrense e Associação de Ginástica de Lisboa organizaram Campeonato Territorial de Ginástica que reuniu cerca de uma centena de atletas na primeira prova oficial do ano.
O concelho de Vila Franca de Xira esteve representado no Campeonato Territorial de Ginástica da Primeira Divisão de Lisboa por Nádia Luís, Joana Santos e Madalena Francisco, atletas da Sociedade Euterpe Alhandrense, que conquistaram o terceiro lugar no escalão de juvenis numa competição que teve lugar na Póvoa de Santa Iria. Nádia Luís, de 14 anos, falou a O MIRANTE em nome do grupo para afirmar, sem hesitar, que é um orgulho representar o clube e que, embora tenha passado por vários clubes, é ali que tem evoluído física e mentalmente. A ginástica é a sua grande paixão, mas sabe que não pode descurar os estudos uma vez que gostava de ser médica. As atletas contam que treinam todos os dias, por vezes durante três horas, mas que o esforço compensa pela amizade e companheirismo que se vive no grupo.
Jorge Zacarias, presidente da Sociedade Euterpe Alhandrense, é também um dos organizadores do Campeonato Territorial de Ginástica. O dirigente considera que o evento superou as expectativas, quer pela quantidade de equipas participantes quer pela quantidade e qualidade da assistência. A aposta na ginástica tem sido uma das bandeiras da Euterpe porque é uma modalidade “cativante” e que implica muita disciplina e concentração.
O dirigente não tem dúvidas de que, cada vez mais, há interesse na prática de modalidades que permita evolução e que também ajude a formar a personalidade dos jovens, sublinhando uma vez mais que essa é uma das características da ginástica. “Vamos continuar a trabalhar para enriquecer a nossa oferta em termos de modalidades desportivas e culturais colocando sempre o foco nos atletas e nas suas famílias”, vinca.
Nelson Rocha faz parte do executivo da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e diz a O MIRANTE que o papel da junta é muito importante para ajudar a promover o movimento associativo no concelho de Vila Franca de Xira. Foi com agrado que o autarca viu a união de freguesias estabelecer um protocolo com a câmara municipal para começar a receber mais eventos desportivas nos espaços das duas localidades.
Mais de uma centena
e ginastas em acção
O Campeonato Territorial de Ginástica da Primeira Divisão de Lisboa reuniu mais de uma centena de atletas no Pavilhão da Escola Aristides de Sousa Mendes, na Póvoa de Santa Iria. O pavilhão encheu-se de pessoas, no dia 20 de Fevereiro, para assistir ao desempenho dos atletas num ambiente efervescente, onde não faltaram palmas e cânticos de apoio. Os atletas estiveram em representação das equipas da Sociedade Euterpe Alhandrense, única representante da região, Associação Desportiva do Parque das Nações, Grupo Desportivo de Lousa, Grupo Dramático e Sportivo de Cascais, Grupo Sportivo de Carcavelos, Gimnofrielas, Lisboa Ginásio Clube e Sporting Clube de Portugal.
A competição dividiu-se em duas partes; a parte da manhã foi dedicada à participação dos atletas mais novos e de tarde competiram os atletas das categorias mais avançadas. O campeonato esteve parado durante dois anos devido à pandemia e notou-se o entusiamo e alegria dos atletas por voltarem a competir e a colocar em prática as técnicas que aprenderam nos treinos.