Desporto | 05-01-2023 21:00

Basquetebol do Vilafranquense já luta pela subida ao fim de três anos

Basquetebol do Vilafranquense já luta pela subida ao fim de três anos
Equipa sénior ressuscitou há quatro anos no Vilafranquense e já está a lutar pela subida de divisão

Basquetebol sénior masculino do União Desportiva Vilafranquense quer dar uma prenda à cidade subindo de divisão e consolidar o regresso aproveitando o trabalho desenvolvido nos escalões de formação do clube, onde jogam 115 atletas.

Depois de três anos de luta - dois deles marcados por lesões e restrições da pandemia - a equipa sénior de basquetebol do União Desportiva Vilafranquense (UDV) está a disputar o CNB2 (o equivalente a uma liga 3 nacional) e já sonha com a subida de divisão. A equipa tem dado cartas este ano e estado numa luta renhida com o Sporting e o Odivelas pelo acesso às eliminatórias de subida. A equipa luta para dar esse prémio à cidade e Rui Silva, coordenador da secção de basquete do UDV e treinador da equipa de seniores, diz a O MIRANTE que o objectivo é alcançável.

Há mais de uma década que o clube ribatejano não tinha seniores de basquetebol. “Criámos a equipa no final de 2019 mas se pensarmos que os dois últimos anos foram de pandemia praticamente é como se a tivéssemos criado a sério este ano”, diz o responsável, que está no projecto do basquetebol do UDV desde 2006. Já na altura o objectivo era apostar na formação como base para criar e alimentar uma equipa sénior. “A nossa ambição é promover o desporto e a equipa sénior é importante para os miúdos da formação terem um objectivo”, explica. O trabalho tem dado frutos e o basquetebol é hoje a modalidade com mais atletas no clube: 115 praticantes em todos os escalões, incluindo femininos.

*Leia a reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 5 de Janeiro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo