Desporto | 29-08-2023 16:42

Sporting Clube de Abrantes com direcção demissionária vai novamente a eleições

Sporting Clube de Abrantes com direcção demissionária vai novamente a eleições

Depois de uma crise directiva de anos que viu o seu fim há cinco meses, a direcção da associação centenária demitiu-se. Presidente da assembleia-geral, Rui Santos, assegura a O MIRANTE que o Sporting de Abrantes não vai cair num vazio directivo e avança que vai encabeçar uma lista, para já, a única que se apresentou.

A instabilidade regressou de forma inesperada ao Sporting Clube de Abrantes (SCA), com a demissão do conselho fiscal e da direcção presidida por José Belém, que tinha tomado posse em Março deste ano, depois de uma crise directiva que se arrastava desde 2019. Neste momento apenas se mantém em funções a assembleia-geral, presidida por Rui Santos, que já tem anunciada desde Julho uma convocatória para uma assembleia extraordinária que tem como ponto único a realização de novas eleições e se realiza a 2 de Setembro. No entanto, a necessidade de haver eleições à data prendia-se apenas com a revisão dos estatutos da associação, algo que não acontecia desde a sua fundação, ou seja, há 100 anos, assegurou a O MIRANTE o presidente da assembleia-geral.

“A marcação de eleições nada teve a ver com os pedidos de demissão, mas com a revisão estatutária, porque os estatutos causavam alguns problemas burocráticos, por exemplo, se precisássemos de pedir um certificado permanente não conseguíamos”, explicou, sublinhando que “a revisão nunca teve como intenção fazer cair a direcção”. A ideia, vincou, “até era que todos se mantivessem nas mesmas funções”. Os novos estatutos do SCA foram aprovados em assembleia-geral a 29 de Julho último.

Os interessados em formar lista podem fazê-lo até 31 de Agosto, mas para já apenas uma lista, com Rui Santos a encabeçar a direcção, se propôs a sufrágio. Entre os 21 elementos que compõem a lista, apresenta-se à presidência da assembleia-geral Eugénio Gil e a presidente do conselho fiscal Abel Almeida. Destacam-se ainda nomes conhecidos, que já compunham a direcção demissionária entre os quais, Susana Estriga, João Paulo Bioucas, Pedro Redondeiro e António Almeida. Caso esta seja a única lista a ir a votos a tomada de posse será imediata.

*Notícia desenvolvida na próxima edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo