Desporto | 21-10-2023 07:00

Inês Henriques venceu na despedida em São Sebastião onde tudo começou

Inês Henriques venceu na despedida em São Sebastião onde tudo começou
Inês Henriques foi homenageada numa prova em São Sebastião, onde começou a praticar atletismo

Atleta olímpica colocou um ponto final na sua carreira onde tudo começou numa prova realizada na freguesia de São Sebastião que tem o nome do seu treinador de sempre, Jorge Miguel. Inês Henriques venceu no escalão feminino o torneio de atletismo Freguesias de Rio Maior.

Inês Henriques voltou onde começou a sua carreira de três décadas para se despedir do desporto de alto rendimento conquistando o primeiro lugar no escalão feminino do torneio de atletismo Freguesias de Rio Maior, numa prova realizada em São Sebastião que tem o nome do seu treinador de sempre, Jorge Miguel. A atleta olímpica, que foi campeã do mundo e da Europa nos 50 quilómetros de marcha atlética, percorreu cerca de 5,5 quilómetros em pouco mais de 25 minutos.
A competição, que teve mais de três centenas de inscrições, decorreu no domingo, 15 de Outubro, e contou com a presença de figuras ilustres do atletismo nacional, nomeadamente o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e Rosa Mota, uma lenda do atletismo nacional, campeã olímpica, que recentemente bateu o recorde do mundo da meia maratona para veteranos.
Inês Henriques nasceu no Dia do Trabalhador, 1 de Maio, em 1980, e a sua carreira no atletismo sempre foi pautada pelo esforço, talento e dedicação que a levaram a conquistas impensáveis quando começou a dar os primeiros passos na marcha atlética sob orientação do treinador Jorge Miguel. Decidiu despedir-se da alta competição por sentir que cumpriu a sua missão. Representou Portugal em três olimpíadas e em diversos campeonatos do Mundo e da Europa. Para a história ficam os inúmeros títulos nacionais e internacionais em marcha atlética. Em 2017 foi a primeira campeã do mundo dos 50 Km marcha feminina com recorde homologado oficialmente e, no ano seguinte, foi campeã da Europa da mesma distância. Inês Henriques foi distinguida com o Prémio Personalidade do Ano atribuído por O MIRANTE em 2018. Só teve um clube em toda a carreira: o Clube de Natação de Rio Maior.

Inês Henriques com José Manuel Constantino, Jorge Miguel, Jorge Vieira e Pedro Roque

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo