Desporto | 28-10-2023 10:00

A melhor basquetebolista portuguesa de sempre começou a ganhar títulos em Santarém

A melhor basquetebolista portuguesa de sempre começou a ganhar títulos em Santarém
Ticha Penicheiro ajudou as Sacramento Monarchs a conquistar o primeiro título da WNBA

Há trinta anos, no início de carreira como sénior, Ticha Penicheiro representou a União de Santarém, tendo sido campeã nacional e vencido a Taça de Portugal. A partir daí só parou na liga profissional norte-americana, onde também foi campeã e uma das melhores de sempre. Uma carreira inspiradora a que Santarém deu agora o devido relevo no polidesportivo do Sacapeito.

Ticha Penicheiro, a melhor basquetebolista portuguesa de sempre, inspirou a remodelação do campo de basket no polidesportivo do Sacapeito, em Santarém. A atleta, que representou e foi campeã nacional pela União de Santarém há trinta anos, regressou na manhã de domingo, 22 de Outubro, à cidade para inaugurar o renovado espaço. No piso está uma pintura alusiva à antiga atleta, da autoria da artista Tamara, a partir de uma fotografia de Patrícia Penicheiro em criança. “Dream Big” (sonhar alto ou em grande) é o mote da mensagem.
Natural da Figueira da Foz, Ticha Penicheiro, 49 anos, começou no basquetebol no Ginásio Figueirense. Em 1992 transferiu-se para a União de Santarém, onde esteve dois anos e venceu o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça. Em 1994 foi jogar basquetebol universitário nos Estados Unidos e chegou depois à liga profissional feminina norte-americana. Em 2005 ajudou as Sacramento Monarchs a conquistar o seu primeiro título de campeãs da WNBA. Em 2021 foi reconhecida como uma das melhores 25 jogadoras de sempre na liga feminina de basquetebol norte-americana.
Apesar da manhã cinzenta, a inauguração do campo foi presenciada por muita gente, entre autarcas, administradores da empresa municipal Viver Santarém - responsável pela obra -, dirigentes da Federação Portuguesa de Basquetebol e muitas jovens atletas do Santarém Basket com quem Ticha Penicheiro tirou fotografias e distribuiu autógrafos.
Neste seu regresso a Santarém, a antiga atleta agradeceu a homenagem e recordou que viveu bons momentos na cidade. “Tenho um grande apreço por Santarém, passei por aqui dois anos e ganhei vários títulos que fazem parte da minha carreira”, disse Patrícia Penicheiro a O MIRANTE, referindo que “foi uma honra” e ficou muito agradecida quando lhe ligaram da Câmara de Santarém sobre a homenagem que lhe queriam fazer.
Sobre as memórias que ficaram dessa passagem por Santarém, Ticha Penicheiro disse que são sobretudo dos títulos e das amizades que se criaram, entre elas com a ex-colega de equipa Sara Ferreira, agora vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, e com Inês Barroso, também ex-basquetebolista e treinadora da União de Santarém, actualmente deputada, que marcaram presença na cerimónia.
Carlos Coutinho, presidente da Viver Santarém, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, destacaram nos seus breves discursos que a passagem de Ticha Penicheiro por Santarém foi muito especial e apontaram-na um exemplo e um incentivo para os jovens ali presentes nunca desistirem dos seus sonhos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo