A paixão pelo tango de Vanessa e Franclim
Em Vila Franca de Xira o tango dança-se na sua forma clássica e já valeu vários títulos a Franclim Conde e Vanessa Costa. Uma reportagem de O MIRANTE com a Xiradance.
Para a dançar são precisos dois e na região não faltam pares. Em Vila Franca de Xira o tango dança-se na sua forma clássica e já valeu vários títulos a Franclim Conde e Vanessa Costa.
A compasso dois por quatro os sons de canções de acordeão, contrabaixo, piano e violino de autores como Astor Piazzolla, Carlos Gardel ou Hugo del Carril emanam das colunas de som à medida que Franclim Conde e Vanessa Costa ensaiam alguns passos de tango no salão dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.
O tango tem uma coreografia complexa e, para muitos, é conhecido por ser uma das danças mais sensuais e intensas, de dançarinas de saia curta rendilhada e dançarinos de colarinho aberto e rosa na boca. Há, no entanto, uma outra forma de dançar tango que ainda é desconhecida de boa parte da comunidade, que é ensaiada na Xiradance de Vila Franca de Xira. Chama-se tango clássico e está inserido num grupo com outras quatro danças clássicas: valsa inglesa, valsa vienense, slowfox e quickstep.