Desporto | 20-03-2024 18:00

Laura Agostinho é a grande promessa do atletismo em Abrantes

Laura Agostinho é a grande promessa do atletismo em Abrantes
Laura Agostinho e a treinadora Susana Estriga, do Sporting Clube de Abrantes

Atleta do Sporting Clube de Abrantes, Laura Agostinho tem 14 anos mas compete com atletas de escalões acima. Este ano já se sagrou vice-campeã regional de salto em comprimento e velocidade nos 60 metros no escalão de sub-18.

Começou no futebol, com passagens pela patinagem e ginástica artística, mas foi no atletismo, há dois anos, que Laura Agostinho encontrou a sua paixão. Susana Estriga é a sua treinadora desde que chegou ao Sporting Clube de Abrantes. A boa ligação entre treinadora e atleta é visível e uma das principais razões para a evolução de Laura Agostinho, que actualmente compete em escalões acima da sua idade. No fim-de-semana de 10 e 11 de Fevereiro deste ano, realizou provas no campeonato regional de sub-18 onde foi vice-campeã no salto em comprimento e na velocidade nos 60 metros.
“A treinadora conhece-me bem e sabe que tem de me espicaçar. Há provas que acho que está mais nervosa que eu, mas incentiva-me sempre de maneira a conseguir provocar-me para alcançar melhores resultados. Não funciono com palmadinhas nas costas e frases motivacionais”, confessa Laura Agostinho em conversa com O MIRANTE.
Apesar de estar na modalidade há apenas dois anos Laura Agostinho conta com um notável palmarés. No ano passado venceu a prova nacional Olímpico Jovem no sector de velocidade e conseguiu um segundo lugar no salto em comprimento. Em provas nacionais alcançou o terceiro lugar no heptatlo na prova Atleta Completo. A nível distrital bateu o record de velocidade nos 80 metros no seu escalão. Embora tenha vindo a superar as suas próprias expectativas a atleta não esconde que o grande objectivo é apurar-se para o Festival Olímpico da Juventude Europeia. “Para o conseguir e tornar-me numa atleta campeã tenho de competir comigo mesma primeiro e só depois pensar nos outros. Tenho que me superar a cada prova”, vinca. “Sempre tive um plano principal e um secundário. Em primeiro lugar estão os estudos. Quero ir para o ensino superior e seguir pela área das ciências e da matemática que são as disciplinas que mais gosto e onde tenho melhores notas”, afirma, com um sorriso.
Para Laura Agostinho há tempo para estudar e para treinar. “Sempre me ensinaram que há tempo para tudo. Nas alturas que tenho mais testes, estudo também depois dos treinos. Não sou muito de sair de casa, aproveito o tempo com os meus amigos na escola e por isso quando saio dedico-me apenas a mim, aos estudos e aos treinos”, refere.
Laura Agostinho explica que começa a preparar as provas duas semanas antes. Não segue nenhum plano rigoroso de alimentação ou de horas de sono apesar de fazer por deitar-se e acordar sempre no mesmo horário. Laura Agostinho foca a sua preparação no reforço dos aspectos mais técnicos. Quando não tem provas opta por treinos mais leves, que complementem outras vertentes como o salto em altura e lançamento do dardo para se aperfeiçoar nessas áreas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo