Desporto | 25-03-2024 10:00

Melanie Santos é a segunda atleta de VFX a apurar-se para os Jogos Olímpicos

Melanie Santos é a segunda atleta de VFX a apurar-se para os Jogos Olímpicos

Depois de João Coelho no atletismo também Melanie Santos, que começou a carreira no Alhandra Sporting Club, conseguiu garantir a qualificação para os jogos olímpicos.

A atleta Melanie Santos, que deu os primeiros passos no triatlo no Alhandra Sporting Club (ASC) de Vila Franca de Xira e veste hoje as cores do Benfica, apurou-se em estafetas mistas para os Jogos Olímpicos de Paris. É a segunda atleta com ligações ao concelho de Vila Franca de Xira a apurar-se para aquela prova, depois de João Coelho também o ter conseguido fazer no atletismo.

Melanie Santos apurou-se na disciplina de estafeta mista depois do cancelamento da etapa de Abu Dhabi, que permitiu assegurar o seu 9.º lugar do ranking mundial. O apuramento olímpico na estafeta mista permite a Portugal ter quatro representantes nas provas individuais, dois no feminino e dois no masculino. É a segunda vez que a atleta participa numa edição dos Jogos Olímpicos. Na sua estreia, em Tóquio, no Japão, em 2021, foi 22ª classificada.

Já em 2014 quando O MIRANTE entrevistou a atleta em Alhandra dava nota de uma estrela em ascensão no triatlo nacional e internacional. Desde então já somou títulos de campeã nacional, Taças da Europa, entre outras.

A Confederação do Desporto de Portugal já a tinha elegido como jovem promessa nacional e há mesmo quem compare o seu estilo competitivo ao de Vanessa Fernandes.

Já na altura dizia ao nosso jornal que ser atleta era o seu sonho. Filha de pais emigrantes, Melanie nasceu na Suíça e chegou ao ASC por recomendação de uma amiga, Raquel Rocha. “Os meus pais meteram-me na natação desde que eu era pequena e, por isso, desde essa altura nunca mais parei de fazer desporto. A dada altura, o pai da Raquel convidou-me para experimentar o triatlo e acabei por ficar no Alhandra”, recordava.

O triatlo, dizia, é uma modalidade bastante dura. “No início custou-me imenso o ciclismo, passei horrores, não estava habituada porque nunca tinha pegado numa bicicleta de competição. A natação foi fácil porque já fazia, a corrida como já participava em corta-matos escolares não era problema. Quando me comecei a adaptar pensei que o mais dificil já estava, mas afinal não. À medida que vais evoluindo nada fica fácil, continua sempre difícil. Mas é isso que nos dá força”, vincava.

Na última reunião da Câmara de Vila Franca de Xira o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, destacou o apuramento da atleta lembrando que são já dois os atletas de VFX nos jogos olímpicos e disse ter esperança que, entretanto, também João Pereira, no triatlo, consiga o apuramento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo