Desporto | 02-07-2024 15:52

Francisca Laia lamenta falta de atletas femininas no campeonato da Europa de Canoagem

Francisca Laia lamenta falta de atletas femininas no campeonato da Europa de Canoagem
foto dr

Atleta olímpica natural de Abrantes partilhou um desabafo nas redes sociais lamentando o facto da Federação Portuguesa de Canoagem ter decidido não levar nenhuma atleta feminina ao campeonato da Europa na Hungria.

Francisca Laia, atleta natural de Abrantes, vencedora de várias medalhas e que conta no seu curriculum com uma participação olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, partilhou um desabafo nas suas redes sociais onde lamenta que a Federação Portuguesa de Canoagem tenha decidido não levar nenhuma atleta feminina ao campeonato da Europa, que se realizou na Hungria, “enquanto cinco homens representaram o país”.
“Este ano, por razões alheias à minha vontade, não participarei no Campeonato da Europa (…) Como mulher comprometida com a luta pela igualdade de género no desporto, é com profunda decepção e frustração que me confronto com uma completa exclusão de atletas femininas nesta importante prova. Questionada sobre esta escolha, a Federação Portuguesa de Canoagem justificou-se mencionando critérios de investimento e futuro, pelo que objectivamente é forçoso concluir que a equipa feminina não é merecedora do mesmo apoio e recursos”, lamentou, acrescentando que o “raciocínio não só é insustentável como também revela um profundo desrespeito pelo potencial e dedicação das atletas femininas”.
Para Francisca Laia, “por estarmos perante um retrocesso inadmissível, esta é uma batalha que não posso nem vou evitar, pois é minha obrigação enquanto atleta e mulher”, vincou, sublinhando que “a igualdade de género no desporto não pode ser apenas uma aspiração - deve ser uma realidade”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo