Diogo Matos da Póvoa de Santa Iria é tricampeão do mundo
Atleta com trissomia 21 veste as cores do Sporting Clube de Portugal e ao serviço da selecção nacional tem acumulado títulos.
Aos 24 anos Diogo Matos da Póvoa de Santa Iria é uma máquina de somar títulos ao serviço da Selecção Nacional e do Sporting Clube de Portugal e este ano conseguiu o feito de ser coroado tricampeão do mundo de natação adaptada, nas distâncias de 50 e 100 metros bruços. O seu primeiro campeonato do mundo foi ganho em 2022 nos 50 metros bruços.
Para trás no percurso de Diogo Matos ficam outras conquistas, como o vice-campeonato do mundo em 200 metros bruços em 2024, o vice-campeonato mundial em 2023 em 100 e 200 metros bruços e um terceiro lugar nos 100 metros bruços no campeonato do mundo em 2022 e uma outra medalha de bronze nos 100 metros bruços no Campeonato da Europa em 2017.
Diogo Matos é portador de trissomia 21 e é atleta de Alto Rendimento de Natação Adaptada desde 2014 e actualmente representa a camisola do Sporting Clube de Portugal. Começou a nadar aos sete anos na Póvoa de Santa Iria e nunca mais parou. “Sou bastante empenhado e persistente”, diz o atleta na sua apresentação. Já recebeu a medalha de mérito atribuída pela Confederação Portuguesa do Desporto, a Medalha de Mérito da Federação Portuguesa de Natação, foi Atleta do Ano na Gala do Desporto da Câmara de Vila Franca de Xira e venceu por três vezes os prémios Stromp do Sporting CP, sendo um exemplo de superação pessoal.
O jovem atleta da Póvoa de Santa Iria é também uma revelação nas águas por ser detentor de dez recordes do mundo, a saber: Sénior 50m Bruços (Piscina Curta), Sénior 50m Bruços (Piscina Longa), Sénior 100m Bruços (Piscina Curta), Sénior 200m Bruços (Piscina Curta) e nas modalidades 4x50 Estilos (Piscina Curta e longa), 4x100 Estilos (Piscina Curta), 4x50 Livres (Piscina Longa) e 4x100 Estilos (Piscina Longa).
O atleta estudou na Escola Dom Martinho Vaz de Castelo Branco no curso de ciências e tecnologias.