Desporto | 14-11-2025 15:00

Diogo Matos conquista sete títulos europeus na natação adaptada 

Diogo Matos conquista sete títulos europeus na natação adaptada 
Diogo Matos tem sido um exemplo de superação pessoal e dedicação à natação - foto DR

Atleta da Póvoa de Santa Iria conquistou sete títulos e dois recordes mundiais no Campeonato Europeu de Natação Adaptada. Uma participação histórica para o nadador que é um exemplo de superação e uma máquina de conquistar medalhas.

O nadador Diogo Onofre Matos, residente na Póvoa de Santa Iria, alcançou bons resultados no 8.º Campeonato Europeu de Natação Adaptada para atletas com Síndrome de Down (DSISO), que decorreu em Albufeira. O atleta conquistou sete títulos de campeão europeu, dois recordes mundiais, um recorde europeu e um recorde nacional, naquela que foi a sua melhor participação de sempre em competições internacionais.
Diogo Matos conquistou a medalha de ouro nos 200 metros bruços, prova em que estabeleceu um novo recorde pessoal. Nos 100 metros bruços voltou a destacar-se, sagrando-se campeão europeu e fixando um novo recorde nacional, além de alcançar o recorde europeu na categoria Master 1. O nadador voltou a subir ao lugar mais alto do pódio nos 50 metros bruços. Nas estafetas, o desempenho de Diogo Matos e da equipa portuguesa foi igualmente positivo. Nos 4x50 metros livres conquistaram o ouro e estabeleceram um novo recorde europeu T21, enquanto nas estafetas de 4x100 metros estilos e 4x100 metros livres alcançaram o ouro e fixaram novos recordes mundiais T21. A prestação ficou ainda marcada por uma medalha de prata na estafeta de 4x100 metros livres mista, que reforçou o desempenho colectivo da selecção. Terminou ainda em sexto lugar nos 50 metros livres e conquistou a medalha de prata nos 100 metros estilos, ambas as provas com recordes pessoais.
Diogo Matos é portador de trissomia 21 e é atleta de Alto Rendimento de Natação Adaptada desde 2014. Começou a nadar aos sete anos na Póvoa de Santa Iria e nunca mais parou. “Sou bastante empenhado e persistente”, diz o atleta na sua apresentação. Já recebeu a medalha de mérito atribuída pela Confederação Portuguesa do Desporto, a Medalha de Mérito da Federação Portuguesa de Natação, foi Atleta do Ano na Gala do Desporto da Câmara de Vila Franca de Xira e venceu por três vezes os prémios Stromp do Sporting CP, sendo um exemplo de superação pessoal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias