Desporto | 18-04-2022 18:00

Edição Semanal. Nasceu em Torres Novas um centro de excelência para a prática de judo

Centro de excelência para o Judo abriu em Torres Novas

Na inauguração do Centro de Formação Técnico Competitiva do Judo Mestre Kiyoshi Kobayashi, o presidente da Associação de Judo do Distrito de Santarém passou a mensagem de que “quem não pratica judo no tapete pode fazê-lo na vida”. O centro está nas instalações do antigo Colégio Andrade Corvo, em Torres Novas.

“Quem não pratica judo no tapete pode fazê-lo na vida”. Foi esta a mensagem que António Pedroso Leal, presidente da Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS), passou nos momentos seguintes ao descerramento da placa de inauguração Centro de Formação Técnico Competitivo do Judo Mestre Kiyoshi Kobayashi, situado nas antigas instalações do Colégio Andrade Corvo, em Torres Novas.
Pedro Ferreira, presidente do município, deu o tiro de partida para a disputa do VI Troféu Ibérico de Katas, organizado pela AJDS e pela Federación Extremeña de Judo Y D.A (FEDEXJUDO). A prova contou com a participação de atletas de Portugal, Espanha e França e com várias dezenas de espectadores.
António Pedroso Leal, em declarações a O MIRANTE, não escondeu o orgulho pela inauguração de um novo espaço para promoção da modalidade que tem uma componente pedagógica importantíssima na formação dos jovens. O dirigente apelou à união de todos para continuar a desenvolver a modalidade na região. “Juntos, em nome da liberdade, igualdade e fraternidade, podemos progredir”, afirmou.
Autarcas do concelho, atletas olímpicos medalhados, como Nuno Delgado, e mestres do judo, mostraram-se entusiasmados e surpreendidos com as condições do novo centro de formação. Também José Julián Mangas, presidente do FEDEXJUDO, confessou ao nosso jornal estar muito satisfeito por ver o judo a ganhar protagonismo no panorama do desporto ibérico. “Acredito que, se houver condições, cada vez mais jovens se vão interessar pelo judo. Este centro, por exemplo, é um luxo”, admitiu, com um sorriso no rosto.
O centro é composto por três tapetes com áreas equiparadas às dos Jogos Olímpicos. Os irmãos gémeos Nuno Ferreira e Diogo Ferreira, segundos classificados em Nage No Kata, vêem com bons olhos todo o trabalho realizado. “Melhor do que isto era impossível. Nota-se que houve um grande esforço ter aqui um espaço de eleição”, vincam.
O Centro de Formação Técnico Competitiva do Judo Mestre Kiyoshi Kobayashi, em Torres Novas, tornou-se, a par do Pavilhão do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, numa possível “casa” para a preparação de atletas que praticam a arte marcial japonesa e pretendem alcançar bons resultados a nível nacional e internacional.

Troféu ibérico de Katas realizou-se com a presença de atletas de vários países
Troféu ibérico de Katas realizou-se com a presença de atletas de vários países

Atletas e PSP juntos no mesmo local

Na inauguração do Centro de Formação Técnico Competitiva do Judo Mestre Kiyoshi Kobayashi, o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, voltou a abordar o acordo de colaboração entre o município e a PSP relacionado com a utilização do antigo Colégio Andrade Corvo. O projecto deverá implicar um investimento de cerca de um milhão de euros.
Depois do descerramento da placa de inauguração e da entrega de prémios de reconhecimento a atletas da modalidade, Pedro Ferreira explicou que o processo ainda não passou das “informalidades”. A vereadora Elvira Sequeira acrescentou que o horizonte é criar um politécnico para a formação de quadros superiores da polícia. “A compatibilidade dos espaços e das entidades será conforme o momento”, referiu.
A requalificação do antigo colégio para responder às necessidades de expansão da Escola de Polícia inclui a transformação de salas em camaratas e balneários e substituição da rede eléctrica. A decisão de ser a câmara a suportar os custos tem gerado controvérsia entre a oposição à maioria socialista no executivo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo