Direitos Humanos | 16-03-2024 00:44

Faixa de Gaza regista situação de fome nunca registada numa população em crise de segurança alimentar

Faixa de Gaza regista situação de fome nunca registada numa população em crise de segurança alimentar

Dois minutos para os direitos humanos é uma parceria entre O MIRANTE e a Amnistia Internacional

1. Israel/TPO

Numa declaração conjunta, 25 ONG lembram que o acesso sem restrições da ajuda humanitária por via terrestre à Faixa de Gaza é essencial, sublinhando que o transporte aéreo ou marítimo é um complemento ao transporte terrestre e não um substituto. Segundo a Classificação Integrada das Fases de Segurança Alimentar e Nutricional, a situação de fome que vivem as pessoas na Faixa de Gaza atingiu a maior proporção alguma vez registada numa população em crise de segurança alimentar.

2. África Austral
Um novo relatório da Amnistia Internacional evidencia como os governos do Malawi, da Zâmbia e do Zimbabué não estão a conseguir proteger as mulheres que trabalham no comércio informal transfronteiriço da violência baseada no género e da exploração económica, numa realidade que está a privar as trabalhadoras de verem os seus direitos humanos serem cumpridos no contexto de trabalho digno. Estas mulheres são, frequentemente, vítimas de agressões físicas, assédio sexual e intimidação.

3- México

De acordo com o Comité para a Proteção dos Jornalistas, o México é o país mais perigoso do hemisfério ocidental para os jornalistas. Além de estar, consistentemente, entre os dez países com o maior número de assassinatos de jornalistas que permanecem por resolver, é também aquele com mais jornalistas desaparecidos do mundo sem que nenhum caso tenha levado a uma condenação. Desde o início deste século, pelo menos 141 jornalistas e outros profissionais de comunicação foram mortos.

4. Portugal

Look for Freedom é a nova campanha que transformou burcas abandonadas por mulheres afegãs em aviões, em peças de roupa que simbolizam a liberdade e a luta pelos direitos das mulheres no Afeganistão. O projeto resulta de uma ideia conjunta da designer Katty Xiomara e da política e ativista Zarifa Ghafari, - tendo criatividade da agência Havas – com o objetivo de divulgar a petição da Amnistia Internacional que pressiona para melhores condições de vida para as mulheres e meninas afegãs.

5. Paquistão

Desde 26 de fevereiro que as chuvas fortes e a queda de neve no Paquistão provocaram a morte de, pelo menos, 45 pessoas. Além disso, verificou-se a perda de casas, gado, culturas e infraestruturas essenciais em zonas do país que ainda não tinham recuperado do impacto devastador das cheias de 2022. A Amnistia Internacional insta o governo paquistanês a não limitar a sua atuação ao apoio de emergência, garantindo também assistência quanto à segurança alimentar e reconstrução.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo