Especiais | 20-06-2024 07:00

Festa da Amizade em Benavente com muita sardinha para oferecer

Festa da Amizade em Benavente com muita sardinha para oferecer
ESPECIAL SARDINHA ASSADA
Entrada de um toiro bravo na EN118 é um dos pontos altos da festa de Benavente

Benavente prepara-se para sair à rua para mais uma Festa da Amizade – Sardinha Assada. Nos três dias de animação são esperados milhares de visitantes.

São cinco mil quilos de sardinha que vão ser assadas em meia centena de fogareiros nas ruas de Benavente durante a Festa da Amizade – Sardinha Assada, que se realiza de 27 a 29 de Junho. Às cinco toneladas de sardinha juntam-se 10 mil unidades de pão e 5 mil litros de vinho. Desde 1969 que o último sábado do mês de Junho é o dia da sardinha assada, com os fogareiros colocados pelas ruas a partir das 22h00 para dar resposta às milhares de pessoas que acorrem aos festejos. Se esse é o ponto alto e mais emblemático da festa, o dia de sábado começa bem cedo com o desfile de campinos, cavaleiros amadores e animais pelas ruas da vila, em direcção ao Largo do Calvário. Depois seguem-se as provas de condução de jogos de cabrestos e a picaria à vara larga, que atraem sempre muitos amantes das tradições ribatejanas.
Um dos momentos mais emotivos é a homenagem ao campino. Paulo Vasco vai ser distinguido publicamente, na presença dos seus pares, no recinto da picaria no sábado às 11h30. Ao final da tarde de sábado, dá-se a habitual entrada de um toiro bravo com campinos e cabrestos pelas ruas da vila. Num percurso de aproximadamente um quilómetro, em plena Estrada Nacional 118, cabe à mestria dos campinos conduzir o toiro pelo asfalto e fazê-lo entrar na manga das largadas.
Ferro e Fogo, Quem é o Bob?, Némanus, Fifi Milho, Cromos da Noite e Miguel Bravo fazem parte da oferta musical dos festejos. Juntam-se ao longo da festa a animação com vários DJ, actuação de ranchos folclóricos, Jorge Paulo e Susana e baile com Bruno China.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo