Destaques | 26-09-2026 21:00

Santa Margarida testa rede móvel do Exército para comunicações em catástrofes

militar exercito forças armadas ilustrativ
foto ilustrativa

Campo Militar de Santa Margarida, no concelho de Constância, foi escolhido pelo Exército para testar uma nova rede móvel tática 4G/5G, num investimento de 587 mil euros. A tecnologia permite manter comunicações de voz, dados, vídeo e geolocalização em zonas onde as redes civis estejam em baixo ou degradadas, reforçando a capacidade de resposta em situações de emergência e catástrofe.

O Campo Militar de Santa Margarida, no concelho de Constância, foi o cenário escolhido pelo Exército para demonstrar uma nova rede móvel tática 4G/5G, criada para assegurar comunicações em zonas onde as redes civis estejam indisponíveis ou degradadas. O investimento ronda os 587 mil euros. A nova capacidade foi apresentada durante o ARTEX26/OPEX26, exercício que decorre em Santa Margarida e onde estão a ser testadas tecnologias em condições operacionais realistas. O sistema foi desenvolvido em parceria com a MEO e financiado através da Lei de Programação Militar.
Segundo o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, acontecimentos recentes como o apagão e a tempestade Kristin mostraram a necessidade de o Exército dispor de meios próprios de comunicação para situações de emergência e catástrofe. A Rede Móvel Tática pode funcionar de forma autónoma das redes comerciais e assegurar serviços de voz, dados, vídeo e geolocalização. Quando necessário, pode recorrer a comunicações por satélite para estabelecer ligação ao exterior e a outros sistemas. A solução inclui equipamentos transportáveis, preparados para rápida instalação no terreno, e uma versão montada em atrelado, com gerador próprio e maior autonomia.
A apresentação oficial da nova tecnologia está marcada para 14 de Outubro, novamente no Campo Militar de Santa Margarida. O Exército admite alargar futuramente o sistema, criando várias “bolhas” de cobertura interligadas para reforçar a capacidade de resposta em situações de emergência.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias