Sociedade | 23-09-2024 07:00

Novo ano lectivo arranca em Tomar com várias novidades

Novo ano lectivo arranca em Tomar com várias novidades
Hugo Cristóvão a usar da palavra durante o encontro anual “Em Tomar a Aprender”. fotoDR

A Escola Básica 2,3 Gualdim Pais e o Jardim de Infância Raul Lopes, em Tomar, vão receber obras e os alunos, e aqueles que com eles trabalham, vão começar o ano lectivo fora das instalações habituais.

O ano lectivo arranca em Tomar com duas grandes novidades: quer na EB2,3 Gualdim Pais, quer no Jardim de Infância Raul Lopes, os alunos e aqueles que com eles trabalham vão começar o ano fora das instalações habituais. No caso da EB2,3 Gualdim Pais, que será alvo de obras de remodelação profundas, as aulas e restantes actividades vão decorrer em contentores.
Já no Jardim de Infância Raul Lopes, as salas improvisadas vão ser no rés-do-chão da ala norte do antigo Colégio Nuno Álvares Pereira, tendo as obras decorrido durante o Verão. O Jardim de Infância Raul Lopes aguarda ainda o início das obras, estando a decorrer o concurso. “Estamos em crer que vai haver empresas concorrentes, isto nos tempos em que vivemos há sempre esta hipótese no ar de um concurso ficar deserto, mas pelo menos tem havido empresas a questionar”, disse o presidente da câmara, Hugo Cristóvão, em reunião do executivo onde falou sobre o novo ano lectivo e desejou um “excelente ano lectivo” a toda a comunidade educativa.
Também ao nível do pessoal não docente há renovação, com a entrada de novos funcionários que vêm substituir trabalhadores que se reformaram durante o Verão. No que diz respeito aos transportes, também há novidades, com o passe escolar a permitir que todos os alunos possam circular nos autocarros de carreira do Médio Tejo, além de que o passe mensal em Tomar para os transportes urbanos passa a ser gratuito. Hugo Cristóvão revelou ainda que nas próximas semanas vai ser feita uma actualização para melhorias nos circuitos da rede dos transportes urbanos do concelho.

“Em Tomar a Aprender” marca arranque do ano lectivo em Tomar
O encontro anual “Em Tomar a Aprender” deu o mote para mais um ano lectivo em Tomar. A 4 e 5 de Setembro, professores, educadores e trabalhadores não docentes participaram em diversas iniciativas promovidas pela Câmara de Tomar. No primeiro dia foram recebidos os professores e educadores e, no segundo dia, foram recebidos os trabalhadores não docentes. Esta foi uma iniciativa do município e do Centro de Formação de Professores “Os Templários”, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Nuno de Santa Maria e Templários, com a Escola Profissional de Tomar e ainda com a Escola João de Deus.
A sessão de boas-vindas aos professores e educadores das escolas do concelho decorreu no Cine-teatro Paraíso. A sala encheu-se com 400 professores e educadores, que foram recebidos por Hugo Cristóvão, presidente da Câmara de Tomar, e pelos dirigentes das respectivas instituições de ensino. A sessão começou com uma demonstração artística do Ginásio Clube de Tomar, uma das colectividades do concelho. Seguiu-se uma homenagem aos professores aposentados em 2023/2024 e também uma homenagem especial à professora Agripina Vieira, directora do Centro de Formação “Os Templários” até 2023/2024. Ao palco subiu, também, Joana Simões Piedade, para uma palestra sobre “Migrações e interculturalidades em contexto escolar”. A sessão terminou com Eduardo Madeira, assegurando um espectáculo de humor. Logo depois da sessão, os professores e educadores dirigiram-se à Escola Secundária Jácome Ratton para um almoço-convívio.
No dia seguinte, os profissionais não docentes foram recebidos, igualmente, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, seguido também de um almoço-convívio. O evento “Em Tomar a Aprender” ficou completo com a realização, na sexta-feira, 6 de Setembro, de um sunset para todos os profissionais docentes e não docentes e funcionários da câmara, na Piscina Municipal Vasco Jacob.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1685
    09-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1685
    09-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo