Sociedade | 03-12-2022 19:49

“É inconcebível que o poder central demore meses a ressarcir as corporações de bombeiros”

“É inconcebível que o poder central demore meses a ressarcir as corporações de bombeiros”
Presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, falava em conferência promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses

Presidente da Câmara de Ourém diz que os pequenos fornecedores a quem as corporações recorrem durante a época de incêndios não podem estar tanto tempo sem receber. Desabafo de Luís Albuquerque decorreu numa conferência promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

O presidente da Câmara Municipal de Ourém diz que é solidário com as dificuldades a que as corporações de bombeiros estão sujeitas, por força dos atrasos na hora de serem ressarcidas das despesas realizadas durante o combate aos incêndios. Luís Albuquerque afirma que é “inconcebível que o poder central demore quatro, cinco, seis meses a ressarcir as corporações”. “Não faz sentido que assim seja. Sobretudo porque os pequenos fornecedores, a quem as corporações recorrem a nível local, não conseguem esperar tanto tempo sem receber”, sublinhou.
Luís Albuquerque salientou que algumas autarquias, como Ourém, conseguem cobrir e fazer face às despesas, mas nem todas conseguem. “Mesmo aquelas que vão conseguindo deparam-se com outro obstáculo que é imperativo alterar: o problema da contratação pública. Se as regras não mudam, quando somos finalmente autorizados a contratar refeições e outros serviços essenciais já os incêndios terminaram há dois meses”, revelou.
O desabafo do autarca aconteceu na sessão de encerramento da conferência “Análise aos Incêndios Florestais – 2022”, realizada no Teatro Municipal de Ourém. Promovida pelo Conselho Nacional Operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, a conferência pretendeu analisar e promover troca de experiências passadas em teatros de operações dos incêndios florestais que devastaram grande parte do país, com especial incidência sobre o concelho de Ourém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo