Economia | 13-05-2019 15:30

Bebidas nutritivas vencem Concurso de Ideias de Negócio AgriEmpreende

Um adubador ecológico de alta precisão e pão de medronho foram outros dos projectos distinguidos no concurso.

O projecto de criação de duas bebidas originais e nutritivas, com base numa tecnologia inovadora de tratamento de soro de leite, foi o grande vencedor do quarto Concurso de Ideias de Negócio do programa AgriEmpreende, promovido pelo Agrocluster em parceria com o Inovcluster.

O projecto vencedor, Toal Ecobebidas, é baseado numa tecnologia inovadora de tratamento de soro de leite (subproduto resultante da manufactura do queijo) que permite a sua transformação em duas bebidas com vários sabores e aromas - Toal Proteína e Toal Energia.

O projecto adubador ecológico de alta precisão, segundo classificado, tem como objectivo dosear com alta precisão e de acordo com as necessidades reais dos terrenos agrícolas uma melhor aplicação do produto, minimizando os impactos ambientais e a contaminação dos solos, através da utilização de ferramentas informáticas.

O terceiro projecto vencedor, o pão de medronho, incorpora o medronho após ser submetido a determinado processamento tecnológico nas diferentes partes do fruto (polpa, esclerídeos e fibras). É um pão rico em minerais e em vitaminas, com compostos antioxidantes, ácidos gordos mono e polinsaturados e ácidos orgânicos voláteis.

A ideia vencedora recebe um prémio de cinco mil euros, o segundo e terceiro classificados recebem prémios de três mil e mil euros respectivamente. Além do valor monetário, o prémio inclui pré-incubação física para desenvolvimento do projecto em sistema de coworking por um período de três meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras, e incubação física pós início de actividade em sistema de coworking reservado por um período de seis meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras.

Os projectos vencedores entram agora num programa de aceleração que os junta a outros empreendedores interessados em desenvolver a ideia de negócio. O projecto AgriEmpreende visa a criação e dinamização de uma estrutura técnica de apoio ao empreendedorismo que potencia a geração de ideias de negócio, a criação de novos produtos e novas empresas na fileira agro-alimentar, especialmente ao nível do empreendedorismo qualificado e criativo. Mais informações em http://www.agriempreende.pt

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1407
    13-06-2019
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1407
    13-06-2019
    Capa Médio Tejo