Economia | 08-12-2019 07:00

Fotógrafo de Santarém soma prémios no mundo em fotografia de casamento

Fotógrafo de Santarém soma prémios no mundo em fotografia de casamento
DIVULGAÇÃO

Sérgio Guilhermino é actualmente o primeiro português no ranking da associação mundial Associação WPE – International Photographers Awards. O fotógrafo esteve nomeado para Fotógrafo Revelação do Ano por outra associação mundial.

Sérgio Guilhermino ou Sérgio Belfoto, como gosta de ser chamado, tem 45 anos, mais de 25 na área da fotografia e é, actualmente, um dos fotógrafos portugueses mais premiado a nível mundial na categoria de fotografia de casamento.

O gosto por esta arte foi herdado pelos pais que abriram a loja Estúdios Belfoto há 43 anos, perto do Jardim da República, em Santarém. Natural de Uige, Angola, veio com cerca de um ano para Portugal, tendo-se sedeado com os pais em Santarém, onde cresceu e reside.

Os Estúdios Belfoto passaram para as suas mãos e desde então o fotógrafo tem-se dedicado à fotografia de casamento. Os prémios atribuídos pelas diversas associações internacionais têm-lhe proporcionado uma maior visibilidade entre os clientes que o procuram cada vez mais como fotógrafo de eleição para o seu casamento. Exemplo disso mesmo é a agenda para 2020 e 2021 estar quase fechada, estando já a aceitar marcações para 2022.

“Aprendi as técnicas principais com o meu pai, que é o meu mentor. Sempre fotografei todo o tipo de eventos, mas foi na fotografia de casamento que me encontrei enquanto profissional”, refere. O ano de 2019 foi quando Sérgio começou a “dar alguma importância” a estes concursos internacionais e por curiosidade começou a participar.

Desde então tem sido um autêntico pingar de nomeações e distinções. “Já conhecia algumas das associações e concursos, mas nunca me tinha dado para concorrer. Este ano concorri pela primeira vez e ainda estou surpreendido com alguns resultados”, disse entre risos.

A Inspiration Photographers Awards, uma associação que reúne trabalhos de centenas dos melhores e mais conceituados fotógrafos de casamentos de todo o mundo, foi quem mais prémios lhe atribuiu. Esta associação, sediada no Brasil, deu a pontuação máxima a quatro imagens e outras quatro receberam menções honrosas.

Sérgio foi ainda vencedor de um Best Collection Wedding, que pontua 20 imagens de um só casamento, onde obteve a pontuação máxima. Sérgio Belfoto ficou, assim, automaticamente, nomeado para o Golden Lens Awards (Lente de Ouro) 2019, nas categorias de Colecção do Ano Wedding Photo e Fotógrafo Revelação do Ano, desta associação, considerado o Oscar da fotografia a nível mundial.

A Associação WPE – International Photographers Awards, outra associação internacional que premeia fotógrafos a nível mundial, colocou Sérgio Belfoto no 58º lugar no ranking mundial, com seis imagens premiadas. Nesta associação de fotógrafos, Sérgio Belfoto é o primeiro português a integrar o ranking mundial de onde constam mais de três mil fotógrafos de casamentos de todo o mundo. Na Bride Association, outra associação mundial, sediada no Brasil, viu também uma imagem sua ser premiada podendo assim integrar esta associação internacional.

Entre as fotografias premiadas estão as do dia dos casamentos e de sessões de pós-casamento, onde o fotógrafo pode dar asas à sua imaginação. “Gosto de captar momentos em que as pessoas não se apercebam que as estou a fotografar e, a partir daí, contar uma história. Claro que a técnica é muito importante, como a luz, o enquadramento, o ângulo, mas mais do que tudo o que me dá prazer é olhar para uma foto, captada no instante, e interpretá-la como um conjunto de histórias numa só imagem”, explicou Sérgio Belfoto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo