Economia | 07-07-2020 18:00

Nersant promove sessões sobre oportunidades de negócio com Vietname e Argélia

Acções têm por objectivo promover a imagem e potencialidades da Região do Ribatejo e facultar informação para que as empresas possam abordar mercados externos com maior segurança e assertividade.

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém promoveu recentemente duas sessões online sobre oportunidade de negócio no Vietname e na Argélia. As sessões, com vista a promover a imagem e potencialidades da Região do Ribatejo e a facultar um leque de informação diversa para que as empresas possam abordar alguns mercados externos com maior segurança e assertividade, inserem-se no âmbito do projecto Ribatejo Global, financiado pelo COMPETE2020.

O webinar de apresentação do Vietname teve como orador Sérgio Pereira da Silva, presidente da CCIPV - Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Vietname, e realizou-se em directo de Hanói, capital deste país do sudeste asiático. O orador realçou as potencialidades que este mercado de 96 milhões de habitantes oferece às empresas portuguesas, lembrando que a União Europeia (UE) e o Vietname assinaram recentemente um acordo de comércio livre, que eliminará, progressivamente, 99% das taxas alfandegárias, prevendo ainda a abertura de contratos públicos e serviços do Vietname às empresas europeias. Este acordo entrará em vigor já em Agosto de 2020 e é considerado um marco histórico. Portugal exportou perto de 98 milhões de euros em bens para o mercado vietnamita em 2018, com destaque para as máquinas e aparelhos, os têxteis, os produtos químicos, animais vivos e produtos de origem animal, alimentos e bebidas, metais, pedras, gesso, cerâmica, vidro, calçado, peles e couros. A missão empresarial virtual ao Vietname decorre de 16 a 20 de Novembro.

A Argélia foi outros dos destinos cujas oportunidades de negócio foram apontadas pela Nersant pela voz de Miguel Corais, consultor da CH Global Network, e de Sophia Belkhiri, consultora da CH na Argélia. Segundo os oradores este país africano com 42 milhões de habitantes, e sétimo maior exportador mundial de gás, oferece um grande potencial para as empresas e investidores portugueses. Sophia Belkhiri salientou o facto do país ter beneficiado de importantes mudanças políticas, sociais e económicas em 2019, na sequência de protestos pacíficos que conduziram a uma mudança de Governo, com a saída do Presidente Bouteflika que estava no poder há 20 anos, e a eleição de um novo Governo que tem implementado reformas, apostando na diversificação da economia e na atracção de investimento. Nos sectores com maior potencial de entrada no mercado argelino destacam-se, entre outros, os móveis em madeira, o azeite, as máquinas e aparelhos mecânicos, ou as portas e caixilharia em madeira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo