Economia | 16-09-2020 10:02

Empresa inovadora promete criar 63 postos de trabalho em Santarém

Unidade pioneira de valorização de subprodutos de origem vegetal, provenientes das indústrias agroalimentares, vai contar com apoio municipal para a sua instalação.

A empresa Ingredient Odyssey S.A., com sede na zona industrial de Santarém, pretende implementar uma unidade pioneira de valorização de subprodutos de origem vegetal, provenientes das indústrias agroalimentares. O objectivo é produzir soluções sustentáveis de nutrição animal e vegetal, nomeadamente concentrado proteico, óleo de insecto e fertilizante orgânico, através da utilização da mosca 'soldado negro'. O projecto Entrogreen prevê a criação de 63 postos de trabalho.

O executivo da Câmara de Santarém aprovou na sua última reunião, realizada a 14 de Setembro, apoios ao projecto, através do Programa Via Expresso Investidor, designadamente prioridade no encaminhamento do processo, redução em 25% das taxas camarárias inerentes e apoio técnico personalizado.

A escolha de Santarém para desenvolvimento do projecto deve-se à sua localização como coração do sector agrícola e agro-alimentar do país. Além disso, a empresa colabora há vários anos com o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - Pólo de Santarém, instalado na Estação Zootécnica Nacional, na Fonte Boa e, futuramente, também pretende trabalhar em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém.

Durante a apresentação do ponto em reunião de câmara, o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico, Nuno Serra (PSD), realçou que se trata de “um projecto de excelência e importante para Santarém e que trará 63 novos postos de trabalho para o concelho, uma boa parte deles de bastante qualificação académica”.

O autarca referiu que o projecto apresenta um conceito inovador em Portugal, assente na mais moderna tecnologia existente na área agroalimentar, correspondendo à estratégia traçada pelo executivo camarário em apostar na captação de empresas inovadoras e altamente tecnológicas ligadas ao setor agroalimentar, como factor de desenvolvimento económico da região.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1473
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1473
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo