Economia | 18-10-2020 07:00

Inaugurada a Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio e do rio Tejo

Inaugurada a Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio e do rio Tejo
ECONOMIA

A Grande Rota das Ribeiras de Arcês, Rio Frio, e do Rio Tejo (GR-55) foi oficialmente inaugurada a 26 de Setembro.

A Grande Rota das Ribeiras de Arcês, Rio Frio, e do Rio Tejo (GR-55), que nasceu da vitória alcançada no Orçamento Participativo Portugal, 2017, foi oficialmente inaugurada a 26 de Setembro.

Trata-se de um percurso circular com uma extensão de 47 quilómetros que permite a quem o percorre visitar património cultural e etnográfico como é o caso da Oliveira Milenar do Mouchão (Mouriscas-Abrantes), da Calçada Romana do Casal da Graça (Valhascos - Sardoal) ou da Anta da Foz da Ribeira de Rio Frio (Ortiga - Mação).

A par desse importante património a grande rota permite o acesso a outros locais de grande beleza natural como de dezenas de lagares e azenhas (duas ainda a funcionar), sete capelas, mais de uma dezena de açudes, vários quilómetros de levadas, 4 pontes medievais, e várias outras estruturas.

A GR-55, que aguarda homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, conta ao longo do seu traçado cerca de 300 balizas com marcas, 12 placas informativas, 34 placas direccionais, cinco travessias de ribeiras, três painéis grandes e centrais. O projecto foi coordenado pela DGPC e desenvolvido pela ACROM - Associação Cultural das Rotas de Mouriscas, que neste processo representou o proponente do OPP (2017), António Louro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo