Economia | 25-02-2021 15:00

Politécnico de Tomar tem futuro mas os alunos precisam da ajuda do Governo

Politécnico de Tomar tem futuro mas os alunos precisam da ajuda do Governo
ECONOMIA
João Coroado

João Coroado lembra que a formação superior é essencial para o futuro do país e da região.

PATROCINADOR GALARDÃO EMPRESA DO ANO

Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Coroado, aponta o abandono escolar universitário como o maior problema trazido pela pandemia e lamenta não ter tido maior apoio do Governo para o contrariar, mas acredita ser possível recuperar esses alunos.

Uma das consequências da pandemia foi o aumento do abandono escolar universitário e, segundo o presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Coroado, essa situação foi particularmente sentida naquele estabelecimento de ensino.

“A crise está a agravar-se com os sucessivos confinamentos e naturalmente o IPT está a senti-la através dos indicadores do abandono escolar que se estão a agravar. Infelizmente a nossa expectativa é que este problema se irá repercutir por mais tempo enquanto não houver uma franca recuperação da economia”, refere.

João Coroado diz que no primeiro semestre deste ano lectivo o IPT recebeu uma série de cancelamentos de matrícula, até 31 de Dezembro, não porque os alunos quisessem abandonar os estudos mas devido às dificuldades económicas que estão a ser sentidas pelas suas famílias. “É especialmente doloroso quando o abandono resulta de um contexto social e não de uma vontade do próprio aluno”, sublinha.

Para o presidente do Instituto Politécnico de Tomar o problema só poderia ser resolvido com o apoio extraordinário por parte dos serviços de Acção Social, mas que isso não está acontecer. “Neste momento há uma franja de estudantes que não está a ter hipótese de chegar a esse apoio e que, por esse motivo, começa a ter muitas dificuldades em continuar a pagar os estudos”, diz, sublinhando que, no que toca ao IPT, os apoios do Governo foram inexistentes. “O nosso crescimento orçamental de dois por cento decorre do acordo de legislatura e não dos tempos de pandemia”, explica.

Sobre o futuro, João Coroado escolhe a palavra “esperança” e garante que tudo será feito para voltar a recuperar esses alunos e cativar outros porque só assim pode continuar a sua missão de “preparar os activos do futuro e o desenvolvimento da região que tanto necessita de investimento e conhecimento”.

“Acreditamos que o IPT terá sucesso e estamos a trabalhar nesse sentido dando seguimento a um conjunto de projectos que vão tornar mais consistente a operação deste instituto, nas vertentes educacional, científica e cultural”, adianta.

Sobre o reconhecimento do mérito, nomeadamente através da iniciativa Galardão Empresa do Ano de O MIRANTE, João Coroado é de opinião que esse reconhecimento é fundamental para avançar. “É muito importante reconhecer o mérito daqueles que se esforçam por dar mais e melhor à sociedade e apontá-los como exemplos a seguir”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo