Trisca é um exemplo de adaptação constante às necessidades dos clientes

Dos materiais em espuma para o mercado escolar e às máscaras sociais certificadas.
Localizada na zona industrial do Entroncamento, a Trisca tem-se adaptado continuamente, ao longo dos seus 25 anos de existência, para dar resposta às necessidades dos seus clientes. Essa sempre foi uma das suas mais valias e no último ano o desafio foi ainda maior.
Empresa industrial especializada no fabrico de mobiliário em espuma destinado, essencialmente, ao mercado escolar e infantil, bem como a bibliotecas, ludotecas e espaços de lazer para crianças, a Trisca está actualmente a fabricar máscaras sociais certificadas.
"A meio de Março do ano passado não tínhamos nenhuma encomenda de nenhum cliente e percebemos que tínhamos de mudar o material que fabricávamos. No final desse mês fizemos parcerias com as autarquias que estavam a criar hospitais de campanha e passámos a fabricar colchões e camas para os equipar. No início de Abril tínhamos todos os funcionários a trabalhar", explica o sócio-gerente, José Simões.
"Quando percebemos que os colchões já não eram necessários, começámos a fabricar as máscaras sociais, para crianças e adultos, e voltámos a estabelecer parcerias com as autarquias. Neste segundo confinamento nunca parámos”, acrescenta.
A ideia de criar uma empresa de material didáctico surgiu através de três sócios que eram actores de teatro num grupo amador de Riachos, chamado “Tic Tac”. Quando um dos sócios foi viver para o Entroncamento, criaram a associação TRENDIRIVIR e abriram uma ludoteca. Com a criação de um espaço denominado Ludiarte, com ateliês de teatro e de espaços lúdicos para crianças, perceberam que a oferta a nível de material lúdico e didáctico era escassa e em 1995 surgiu a Trisca.
"Tínhamos experiência com crianças e um conjunto de material infantil e decidimos abrir uma loja de venda de material didáctico. Começámos por fabricar e vender fantoches e tudo o que era relacionado com o mundo do teatro. No entanto o mercado dos fantoches começou a decrescer e cinco anos depois enveredámos pelo ramo de produção de equipamento de espuma para o mercado de infantários e creches", recorda José Simões.
A Trisca, distinguida com o Galardão Micro Empresa do ano em 2011, é a principal referência nacional na produção de materiais em espuma para o mercado escolar. Com uma sólida rede de distribuidores em todo o país, está também presente no mercado ibérico e europeu exportando já mais de 50% da sua produção. A empresa participa anualmente na maior feira de brinquedos do mundo, em Nuremberga, na Alemanha.