Economia | 16-07-2021 12:00

Residência Rocha no Porto Alto comemora 2.º aniversário

Residência Rocha no Porto Alto comemora 2.º aniversário
ECONOMIA
Residência Rocha, no Porto Alto, freguesia de Samora Correia, comemora 2º aniversário a 15 de Julho (foto DR)

Para a directora técnica e sócia-gerente, Maria João Rocha, “gerir a Residência Rocha tem sido um trabalho gratificante e muito enriquecedor, pois tem promovido o crescimento e a resiliência da equipa”.

A Residência Rocha - Centro Geriátrico de Repouso e Reabilitação, estrutura residencial para pessoas idosas, com sede no Porto Alto, freguesia de Samora Correia, comemora a 15 de Julho o 2º aniversário.

Desde a abertura a sua actividade tem sido desenvolvida tendo por base contribuir para a qualidade de vida dos seus clientes, contemplando uma intervenção biopsicossocial através de cuidados individualizados nas diferentes áreas da geriatria, com recurso a uma equipa multidisciplinar.

A partir de Março do ano passado a Residência Rocha acresceu aos seus planos de intervenção e de organização dos serviços, as normas da Direcção Geral da Saúde relativas à pandemia de Covid-19.

Para a directora técnica e sócia-gerente, Dra. Maria João Rocha, “gerir a Residência Rocha tem sido um trabalho gratificante e muito enriquecedor pois tem promovido o crescimento e a resiliência da equipa, face ao esforço implicado nas mudanças resultantes da pandemia, mas também face à preocupação de minimizar os efeitos do sofrimento psicológico nos clientes e familiares, resultantes do afastamento físico e emocional”.

“Nesta situação estreitaram-se ainda mais os laços de amizade e carinho entre clientes e colaboradores ao ponto de estarmos mais unidos”, sublinha. No período de cancelamento de visitas desenvolveram-se alternativas ao contacto através da realização de videochamadas e de actividades com o envolvimento das famílias, embora à distância.

A actuação da Residência Rocha tem por base o conceito de envelhecimento activo, saudável e digno com particular destaque para uma intervenção que prioriza a actividade e reabilitação físico-motora, proporcionando a melhoria das dimensões associadas às cognições, comportamentos, emoções, bem como ao bem-estar e capacidade funcional dos clientes.

Actualmente, e dado o período sazonal de férias, a Residência Rocha apresenta como resposta as estadias temporárias, por períodos de curta duração, para descanso ou férias dos familiares e cuidadores. Numa vertente também temporária, mas disponível durante todo o ano, destacam-se ainda as estadias em situações de convalescença ou reabilitação físico-motora após uma fractura, AVC’s ou outra situação que requer este tipo de intervenção.

Apesar das adversidades decorrentes da pandemia, “é possível fazer um balanço favorável do projecto, assente nas manifestações de satisfação dos Clientes e das suas famílias, assim como na confiança destes nos nossos serviços”.

É de reforçar ainda que, refere a directora técnica, “o crescimento da Residência Rocha só é possível com um trabalho em equipa, em que estão incluídos todos os intervenientes, nomeadamente os clientes e as suas famílias, os parceiros e os colaboradores que têm um papel activo e essencial no alcance dos serviços de excelência que promovemos”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo