Economia | 25-07-2021 12:00

O Toucinho foi o primeiro restaurante de Almeirim e o primeiro a servir Sopa da Pedra

O Toucinho foi o primeiro restaurante de Almeirim e o primeiro a servir Sopa da Pedra
João Simões e a esposa, Hélia Simões, são os proprietários do restaurante O Toucinho há cerca de 40 anos (foto DR)

O Toucinho, em Almeirim, foi o primeiro restaurante a abrir em Almeirim, em 1962, e o primeiro a servir a famosa Sopa da Pedra.

O Toucinho, em Almeirim, foi o primeiro restaurante a abrir em Almeirim, em 1962, e o primeiro a servir a famosa Sopa da Pedra. É uma referência e mantém algumas das características originais, mas não estagnou. Soube evoluir e a formação de quem o explora não é descurada.

João Simões trabalha na restauração há 40 anos e já tem os filhos a seu lado a trabalhar. “Comecei por empregado de mesa, namorei a minha mulher durante três anos e casei. Passados dois anos o meu sogro deu-nos o restaurante aos dois e já temos os dois filhos, João Miguel e André Filipe, ambos formados em hotelaria, a trabalhar connosco”.

A Sopa da Pedra do restaurante O Toucinho é feita segundo a receita original e certificada e não poderia ser de forma diferente. Neste restaurante, ainda não foi abandonada a tradição de colocar sempre a pedra no fundo da terrina. Mas o restaurante também é conhecido por outros pratos da cozinha tradicional. Costeletas de borrego, lombinhos de porco na vara de louro e bifes, sendo o do lombo com molho especial e o outro à guilho.

A qualidade dos produtos é essencial e desde sempre os clientes podem ver como ali se trabalha. O sucesso requer esforço e João Simões e a família sabem que é assim. “Começamos muito cedo, todos os dias. Somos sempre os primeiros a chegar. Quando os empregados chegam a sopa já está pronta e o pão (as conhecidas caralhotas) está feito para ir para o forno”, explica. Na carta de vinhos estão os melhores do Ribatejo e no tempo dele o melão é o rei da carta das sobremesas.

A pouco e pouco vão aparecendo os clientes de fora de Almeirim mas o regresso à normalidade ainda vai demorar. Entretanto fica o agradecimento aos clientes “de uma vida” que continuam a aparecer e uma saudação a quem vai acabar por chegar com indicação de que a família do restaurante O Toucinho, constituída por vinte e cinco pessoas, os espera de braços abertos, todos os dias das 11h30 às 15h00 e das 18h30 às 21h30, excepto às quintas-feiras, que é o dia de descanso. O restaurante fica na Rua de Macau, 12 e o telefone é o 243 592 237.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo