Politécnico de Tomar com cursos nas áreas das Artes e da Comunicação
![Politécnico de Tomar com cursos nas áreas das Artes e da Comunicação Politécnico de Tomar com cursos nas áreas das Artes e da Comunicação](https://images.impresa.pt/mirante/2021-07-28-2.jpg-1b61f341/16x9/mw-900)
O Politécnico de Tomar apresenta cursos nas áreas das Artes e da Comunicação que se distinguem por um forte cariz prático, um programa curricular a pensar nas necessidades dos empregadores e que fomentam uma elevada taxa de empregabilidade.
O Instituto Politécnico de Tomar, na área das Artes e da Comunicação, disponibiliza diversos cursos conferentes de grau e de diploma, desde Cinema Documental, Comunicação Social, Conservação e Restauro, Design e Tecnologia das Artes Gráficas e Fotografia.
Nestas áreas, o Instituto Politécnico de Tomar apresenta formações desde cursos de TeSP, a licenciaturas e mestrados que revelam uma forte preocupação com as necessidades que o mercado de trabalho revela bem como ligações estratégicas com grandes empresas a nível nacional e internacional que comprovam a confiança nestas formações. Diversos projectos que vão desde exposições, centros e uma galeria de arte marcam a intensa ligação com a comunidade, em geral.
Na área do Cinema Documental a licenciatura em Cinema Documental surgiu para colmatar a inexistência de um curso superior que incidisse especificamente no documentário. Actualmente, é o único curso de licenciatura com esse posicionamento. O plano de estudos está pensado para quem quer aprender a utilizar as técnicas de produção cinematográfica ao nível da escrita, do som, da imagem e da montagem, a par do enquadramento histórico e teórico do cinema, com particular atenção ao documentário. Nesta área estão ainda disponíveis cursos de TeSP em Realização e Produção Televisiva e Som e Imagem.
Na área da Comunicação é disponibilizada a licenciatura em Comunicação Social que proporciona aos alunos um percurso laboratorial extremamente acentuado e que, para além de um tronco comum permite a escolha entre o perfil de jornalismo ou comunicação empresarial. Assim, é possível uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica, mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.
Na área da Conservação e Restauro, o curso de licenciatura oferece uma sólida formação quer cultural, científica e tecnológica que se sustenta num ambiente que se caracteriza por um permanente contacto com situações reais em laboratório e “in situ”. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para aceder ao mercado de trabalho e para prosseguimento de estudos. Nesta área está ainda disponível um curso TeSP em Produção Artística para a Conservação e Restauro.
Na área do Design e da Tecnologia das Artes Gráficas é disponibilizada uma licenciatura que se caracteriza por um ensino altamente especializado e prático com um vasto leque de saídas profissionais num ambiente académico único. O domínio conceptual e operativo das tecnologias e dos processos gráficos, dos sistemas e métodos de gestão e de orçamentação, das tecnologias da informação e da comunicação e da multimédia é condição fundamental para o perfil de designer e de técnico gráfico que esta formação implementa. Está ainda disponível o mestrado em Design Editorial bem como o curso TeSP em Design Editorial.
Deve destacar-se o ARTEC, um Simpósio de Artes Gráficas, organizado anualmente pelos alunos finalistas desta licenciatura.
Na área da Fotografia, o curso de licenciatura oferece uma sólida formação cultural, científica e técnica, sustentada pelos permanentes trabalhos práticos. O modelo deste ciclo em Fotografia assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para aceder ao mercado de trabalho e para prosseguimento de estudos.
Nesta área foi criado o CEFT – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar que resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o município de Tomar.
O Instituto Politécnico de Tomar tem um Centro de Arte e Imagem - Galeria IPT, que conta no seu histórico com diversas exposições de autores convidados (José Luís Neto, António Júlio Duarte, Ângelo de Sousa, Paulo Catrica ou José Pedro Croft, entre outros) e de alunos, a título individual ou em grupo como por exemplo, exposições anuais colectivas que juntam alunos dos cursos de licenciatura em Fotografia, Cinema Documental e de Design e Tecnologia das Artes Gráficas.
Fica patente em Setembro uma exposição que reflecte este espirito agregador que se intitula Sinergia e que pode ser visitada por todos.
Centro de Arte e Imagem – Galeria IPT no edifício da Avenida Cândido Madureira, em Tomar.