Economia | 18-09-2021 18:00

ADIRN celebrou trinta anos de dinamização do Ribatejo Norte

ADIRN celebrou trinta anos de dinamização do Ribatejo Norte
ADIRN continua a ter como objectivo principal a promoção, o apoio e o aproveitamento das potencialidades dos concelhos que serve (foto DR)

Foram aplicados no território cerca de 50 milhões de euros de investimento, que corresponderam a cerca de 30 milhões de euros de apoio público.

O 30º aniversário da ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, foi comemorado com um jantar que reuniu os representantes das entidades associadas e colaboradores.

Criada a 3 de Setembro de 1991, a ADIRN, associação de direito privado, sem fins lucrativos, nasceu do resultado do PDAR – Plano de Desenvolvimento Agrário Regional, que no seu relatório final sugeria que a comissão de acompanhamento se constituísse em ADL para gestão de uma iniciativa comunitária designada LEADER.

O objectivo era a promoção, dinamização e cooperação para o desenvolvimento do Ribatejo Norte, assumindo a partir desta data a dinamização de um território com 1.400 Km2, constituído por seis municípios com mais de 150.000 habitantes.

De imediato se procedeu à candidatura para ser reconhecida como GAL para ser entidade Gestora do LEADER nos 6 concelhos do Ribatejo Norte. Foi uma das 20 entidades a nível nacional credenciadas para esta fase.

Identificadas as potencialidades e carências dos seis municípios pela equipa técnica polivalente, por autarcas e por agentes privados associados, desenvolveram-se parcerias e soube tirar-se partido das medidas disponíveis em Programas Comunitários. E os investimentos multiplicaram-se debaixo de uma estratégia local com reflexo regional, onde cada município ao procurar valorizar o seu território, sempre soube ser solidário com todos os outros a bem da coesão e dinamização do Ribatejo Norte.

A ADIRN continua a apresentar como objectivo principal a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de actuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.

Ao longo dos últimos 30 anos e na sequência do importante trabalho da associação, foram aplicados no território cerca de 50 milhões de euros de investimento que corresponderam a cerca de 30 milhões de euros de apoio público, distribuídos por cerca de mil projectos de investimento, animação, formação e cooperação.

No dia do 30º aniversário, a direcção da ADIRN felicitou a população do território, os promotores dos projectos, os associados, dirigentes e colaboradores pela capacidade de implementar a estratégia de base local que consubstancia a forma mais eficaz de atingir o desenvolvimento sustentável. Felicitou também o 30º aniversário da iniciativa LEADER, e todos os Grupos de Acção Local portugueses e europeus que diariamente lutam por uma Europa mais coesa e próxima dos seus cidadãos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo