Economia | 02-04-2022 18:00

Vila Franca de Xira cria Conselho para Desenvolvimento Económico

Luís Ferreira Lopes, de Vila Franca de Xira e consultor da COTEC, será o presidente do CDE – FOTO DR

Objectivo é incrementar e posicionar economicamente Vila Franca de Xira como concelho de referência na região norte de Lisboa potenciando todos os sectores da economia, da distribuição à indústria, comércio, serviços, agricultura e turismo. CDU votou contra.

Foi aprovada na última semana a constituição do Conselho para o Desenvolvimento Económico de Vila Franca de Xira (CDE), uma estrutura municipal agregadora de empresários que tem como objectivo impulsionar e potenciar todos os sectores da economia do concelho para o tornar num pólo de atractividade no norte do distrito de Lisboa.
Para o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, o novo CDE será sobretudo um grupo estratégico e de pensamento colectivo que permita lançar uma reflexão sobre formas de incrementar o concelho e torná-lo mais atractivo para as empresas. Farão parte do CDE empresários e gestores de empresas de sectores representativos da economia concelhia, personalidades de reconhecido mérito e associações empresariais com relevância económica no concelho.
Potenciar a atractividade empresarial do concelho, a sua competitividade, resiliência e sustentabilidade são outros dos objectivos do CDE. É uma estrutura que reunirá trimestralmente. O mandato dos membros que vão ser convidados para o integrar terá a duração de quatro anos coincidindo com o mandato autárquico.

CDU contra conselho “perigosamente omisso”
A criação do CDE foi aprovada por maioria com os votos contra da CDU. Para Nuno Libório não faz sentido concretizar a missão, valores e competências do poder local sem ter presente a importância do envolvimento dos trabalhadores da autarquia, populações e agentes de desenvolvimento. “A proposta está francamente incompleta. Fica ao arbítrio da personalidade eleita para presidente a nomeação ou o convite das estruturas sindicais e confederações, estando perigosamente omissa a participação do poder local”, criticou. O autarca diz não compreender como um conselho económico não chama para a sua integração os autarcas locais e os presidentes de junta.
Também Barreira Soares, vereador do Chega, mostrou desconfiança sobre o novo CDE, votando favoravelmente mas condicionado a perceber que personalidades e empresários serão escolhidos para o integrar, bem assim como os resultados que a estrutura irá obter a curto prazo.

Presidente foi jornalista na SIC, RTP e Renascença mas começou na imprensa regional

O presidente da câmara convidou Luís Ferreira Lopes para presidente do CDE. Consultor da Associação Empresarial para a Inovação (COTEC) e Conselho da Diáspora na Presidência da República, Luís Ferreira Lopes foi assessor do Presidente da República para assuntos empresariais e inovação entre 2016 e 2021, foi editor-executivo e editor de economia da SIC e jornalista na RTP e Renascença tendo começado na imprensa regional do concelho de Vila Franca de Xira. Foi docente universitário em Empreendedorismo e Gestão da Inovação e é autor de livros sobre gestão, economia e liderança.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo