Escola Secundária Jácome Ratton celebrou 138 anos de vida
Abriu em 1884 como Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton, nome dado em honra do industrial pombalino que criou a Fábrica de Fiação de Tomar.
Uma cerimónia simples assinalou, a 16 de Maio, os 138 anos da Escola Jácome Ratton, de Tomar. Antes do bolo de aniversário foram hasteadas as bandeiras e os alunos de música interpretaram o hino nacional e o da escola. Este, pela primeira vez, foi cantado pela aluna Mariana Prino, do 12º ano, do Curso Profissional de Música
Além dos vários cursos Científico-Humanísticos e dos dez cursos profissionais, a Escola Secundária Jácome Ratton completa a formação profissional de adultos (através do Centro Qualifica) e ainda acolhe largas dezenas de estrangeiros que querem viver entre nós e aprender o português.
Sendo o orgulho de muitas gerações, é uma escola aberta ao progresso e à comunidade que procura fomentar e praticar a democracia, a tolerância, a cultura e as artes.
A Escola Jácome Ratton abriu em 1884 como Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton, nome dado em honra do industrial pombalino que criou a Fábrica de Fiação de Tomar. Com o desenvolvimento da ferrovia nacional mudou o nome para Escola de Carpintaria e Serralharia de Carruagens de Jácome Ratton em 1915 e, dez anos mais tarde, para Escola Industrial e Comercial de Jácome Ratton.
Funcionou em vários locais (o último dos quais na Av. Cândido Madureira) mas, com a inauguração de instalações próprias no sítio actual, em 27 de Abril de 1958, passou a designar-se por Escola Industrial e Comercial de Tomar. No ano lectivo de 1980/1981 retomou o nome do seu primeiro patrono: Escola Secundária de Jácome Ratton.
A partir de 2012/2013 recebe a parceria dos Agrupamentos de Escolas de Tomar (Santa Iria e Gualdim Pais) e passa a ser a sede do Agrupamento de Escolas Templários.