Divulgação | 14-06-2022 16:08

<strong>Descobrir mais sobre o turismo no Ribatejo</strong>

<strong>Descobrir mais sobre o turismo no Ribatejo</strong>

Com a paisagem da Lezíria em plano de fundo, o Ribatejo é uma das maravilhas de Portugal que deve conhecer. Esta é uma província histórica, instituída pela reforma administrativa de 1936, através da excisão de 22 municípios, anteriormente pertencentes à província da Estremadura. Este é o lugar que hoje lhe permite navegar pelo rio Tejo,…

Com a paisagem da Lezíria em plano de fundo, o Ribatejo é uma das maravilhas de Portugal que deve conhecer. Esta é uma província histórica, instituída pela reforma administrativa de 1936, através da excisão de 22 municípios, anteriormente pertencentes à província da Estremadura. Este é o lugar que hoje lhe permite navegar pelo rio Tejo, mas também descobrir um vasto património com igrejas, palácios e solares admiráveis.

Nesta região é possível usufruir de estruturas de lazer de grande qualidade. Mas, se prefere por vezes ficar no quarto de hotel e explorar outras atividades de lazer, confira ainda estes e outros sites que oferecem diversão. Se, por outro lado, gosta do exterior e de animais pode sempre e com um olhar bem próximo, observar a imponência do cavalo Lusitano e a tradição cultural e gastronómica de uma região riquíssima.

O Ribatejo é um local onde a história, a natureza e a cultura se encontram, encaixado entre o Alentejo, a Beira Baixa e a Beira Litoral. Não perca a oportunidade de experimentar a gastronomia da região, que reflete no prato a diversidade das culturas agrícolas. Pão mergulhado no azeite, arroz carolino cremoso, peixes de rio e carne daquelas pastagens, ou ainda uma fatia de melão maduro. Até porque o Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, é um dos eventos gastronómicos mais importantes a nível nacional. E para acompanhar a comida… Só lhe falta mesmo uma boa bebida – o vinho. A vindima é uma das festas do Ribatejo. É um momento de celebração e convívio. Divirta-se ao passar pelos lagares, pela adega e pise as uvas. Saiba que alguns documentos confirmam a existência da viticultura desde D. Afonso Henriques.

No Ribatejo destacam-se também cinco rotas: Rota dos Avieiros, Rota do Megalitismo, Rota do Barroco, Rota das Fortificações e Circuitos PCI. Talvez estes percursos sejam a melhor forma de conhecer um pouco de toda a região.

Vamos focar-nos na Lezíria do Tejo, mais concretamente em Salvaterra de Magos. Salvaterra de Magos é uma vila portuguesa, no distrito de Santarém, conhecida pela criação de cavalos e toiros para o espetáculo tauromáquico. Aqui, pode visitar o Paço Real, a capela, a Igreja Paroquial de S. Paulo, a Igreja da Misericórdia, a Fonte do Arneiro, a Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia e a famosa Praça de Touros de Salvaterra de Magos. Também pode ser do seu interesse a barragem e a albufeira de Magos, situada na ribeira de Magos.

Ainda em Salvaterra de Magos não perca a arte da falcoaria, que se tornou Património Cultural Imaterial da UNESCO, em 2016, sob a designação “Falcoaria, um património humano vivo”. Este é um local histórico imperdível pelo edifício de arquitetura pombalina datado do século XVII e pelo espaço museológico e contacto próximo com as aves de rapina.

Recentemente, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, referiu, em declarações ao Diário Campanário, que “a recuperação do turismo do Alentejo começou o ano passado. Já recuperámos entre 80 a 90 por cento das perdas”.

A nível de eventos turísticos, é de frisar que a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo está de regresso, entre os dias 4 e 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. Esta é uma feira que tem como objetivo dar a conhecer as alterações que a atividade agrícola vai ter com a aplicação das novas tecnologias. Resumindo, defina um destino no Ribatejo e siga o seu caminho. Quem sabe se não é por lá que se vai querer perder e encontrar esta e tantas outras vezes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo