Registo da certificação da Sopa da Pedra já está em Almeirim
O prato típico de Almeirim, conhecido a nível nacional, foi oficialmente certificado como Especialidade Tradicional Garantida a 20 de Junho, no dia em que se assinalou os 31 anos de elevação de Almeirim a cidade. O registo que comprova a certificação foi agora entregue durante o Festival da Sopa da Pedra e vai ficar à guarda da associação de restaurantes.
O documento que certifica a nível europeu a Sopa da Pedra de Almeirim como Especialidade Tradicional Garantida, sendo o segundo produto com esta certificação a nível nacional, foi entregue na quinta-feira, 1 de Setembro, à presidente da Associação dos Restaurantes da Sopa da Pedra, Andrea Bastos. O diploma emitido por Bruxelas foi entregue pelo representante português na Comissão Europeia, Daniel Rosário, numa cerimónia no segundo dia do Festival da Sopa da Pedra, que terminou a 4 de Setembro, com a presença do presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.
Daniel Rosário salientou que a União Europeia será tanto mais forte quanto souber representar as especificidades dos seus territórios destacando que com esta certificação se está a valorizar o que se faz bem em Almeirim e no país e que isso tem um efeito sócio-económico importante. O presidente da câmara destacou a importância desta classificação para a protecção e promoção dos produtos tradicionais lembrando que se aguarda as classificações das caralhotas e do melão de Almeirim. O que fará do concelho aquele que terá mais produtos certificados a nível nacional. Grão Confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim, Rui Figueiredo, destacou que o processo que levou à certificação foi moroso e deu trabalho, mas é importante para a salvaguarda da especialidade gastronómica.
O registo da Comissão Europeia salienta os aspectos ligados às tradições, à forma como o produto é fabricado ou à sua composição e, segundo Pedro Ribeiro, um produto registado fica protegido contra a falsificação e uma utilização indevida. No processo de certificação salienta-se que “aparecem por vezes receitas que abrangem uma vasta gama de apresentações de Sopa da Pedra de Almeirim que utilizam ingredientes que não são contemplados na receita genuína”.
Pedro Ribeiro realça que a “política de qualidade da União Europeia visa proteger os nomes de produtos específicos, de modo a promover as suas características únicas associadas à sua origem geográfica e a modos de produção tradicionais”. E as indicações geográficas estabelecem direitos de propriedade intelectual para produtos específicos.
Recorde-se que o processo foi desenvolvido em articulação entre a câmara, a confraria e os restaurantes. A Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim foi criada em 2017.