Divulgação | 13-09-2022 08:39

<strong>NERSANT esclarece sobre programa de apoio ao empreendedorismo</strong>

Medida financia até 85% a criação de empresas por desempregados inscritos no IEFP

Torres Novas, Santarém e Ourém são as localidades escolhidas pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém para apresentar o Empreende XXI, programa de apoio ao empreendedorismo que financia até 85% a criação de empresas por desempregados inscritos no IEFP.

Com o objetivo de sensibilizar os empreendedores da região para a abertura de candidaturas ao Empreende XXI – que deverá acontecer até ao final do ano – a NERSANT vai realizar sessões de esclarecimento em três localidades do distrito de Santarém, já a partir da próxima semana. A sede da NERSANT, em Torres Novas, recebe a sessão de esclarecimentos no dia 19 de setembro, a Startup Santarém no dia 22, e a Startup Ourém no dia 27 do mesmo mês. Com início marcado para as 15:00, as sessões de esclarecimento são de participação gratuita.

O programa Empreende XXI é uma iniciativa do Governo direcionada para desempregados inscritos no IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, e que possuam uma ideia de negócio económico e financeiramente viável. O projeto financia até 85% os projetos empresariais – até ao investimento total de 175 mil euros – sendo o apoio do Estado dividido entre um subsídio não reembolsável, até ao limite de 40% do investimento elegível, e um empréstimo sem juros, até ao limite de 45%.

Para além da ajuda financeira para a criação de empresas e a criação do próprio emprego, os beneficiários do programa receberão formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo e a possibilidade de se instalarem em incubadoras, se necessário.

São enquadráveis no programa Empreende XXI, investimentos em máquinas e equipamentos, mobiliário e outro equipamento de escritório, investimentos em equipamento informático e software, investimentos na área da transição digital (websites, lojas online, gestão e dinamização de redes sociais), despesas com obras de adaptação e remodelação das instalações, aquisição de viaturas (caso sejam indispensáveis para a implementação do projeto) e fundo de maneio referente ao projeto, até 50% do investimento elegível.

Prevendo-se a abertura deste mecanismo de apoio até ao final do ano, a NERSANT, enquanto entidade que incentiva o empreendedorismo e criação de empresas na região de Santarém, vai apoiar o processo de candidaturas de empreendedores da região ao Empreende XXI.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo